O shield xPico da Lantronix suporta ligações de clientes wireless LAN e funcionalidades de ponto de acesso (AP) WiFi em simultâneo. Desta forma, esta solução torna simples implementar ligações seguras a um microcomputador Arduino usando ferramentas web-based e aplicações interactivas em smartphones ou tablets. O seu controlador integrado permite dispensar um driver wireless LAN na plataforma Arduino para configurarmos as ligações sem fio.
 
O shield xPico Wi-Fi inclui igualmente software de gestão das ligações e tem uma interface de configuração através de um simples browser web que torna mais simples gerir a complexidade deste tipo de conectividade quando queremos implementar as nossas próprias aplicações. Por outro lado, isto permite reduzir consideravelmente o tempo de desenvolvimento, permitindo acrescentar rapidamente ligações WiFi a novos projectos e protótipos baseados em Arduino.
 
O módulo xPico Wi-Fi que está na base desta placa de expansão (shield) mede apenas 24 mm x 16,5 mm e tem compatibilidade em termos de pinos e formato com a restante família de soluções xPico da Lantronix, beneficiando do mesmo conjunto de especificações, tal como consumo reduzido, stack TCP/IP completa e suporte de soluções de servidor completas. O sistema permite acesso directo a dados e dispositivos através de qualquer dispositivo móvel, tal como smartphones, tablets ou um computador portátil.
 
Com um preço que ronda os 59 dólares, o shield xPico Wi-Fi está disponível para aquisição em quantidade e amostras directamente na Lantronix, assim como através dos distribuidores da marca, entre os quais se conta a Farnell element14.
 
Para facilitar o desenvolvimento, a Lantronix oferece igualmente um kit de avaliação completo, assim como o módulo xPico Wi-Fi Freescale Tower System que combina o dispositivo xPico Wi-Fi com um servidor embebido e microcontroladores Freescale num módulo “torre” pronto a utilizar (ambos na imagem). Duas plataformas modulares que permitem acelerar o desenvolvimento
 
Esta mesma solução Lantronix xPico Wi-Fi está disponível igualmente numa placa de expansão para a plataforma Raspberry Pi.
 
  > Visitar o website da Farnell element14 para acessórios Arduino
 
  > Visitar o website da Lantronix