A National Instruments (NI) lançou a solução VirtualBench, um instrumento integrado que combina um osciloscópio de sinais mistos, gerador de sinais, multímetro digital, fonte de alimentação DC programável e entradas e saídas digitais. A operação do VirtualBench é feita através de software com aplicações que correm em PCs ou iPads, criando assim uma forma inovadora de interacção. O dispositivo consegue assim oferecer de forma económica as funcionalidades de teste e medida mais comuns, abrindo novas possibilidades a quem pretender ter uma bancada de trabalho ou um sistema portátil.

Como o VirtualBench tira partido das plataformas de computação mais comuns na actualidade – computadores portáteis e iPad –  qualquer pessoa pode ter ao seu alcance estes instrumentos, com todos os benefícios de ecrãs tácteis multitoque de alta qualidade, processadores com múltiplos núcleos e interfaces intuitivas. A simplificação e capacidades acrescidas desta solução através de software permite também obter processos de verificação de circuitos e validação de projectos ainda mais eficientes.

“Estamos a construir aquilo que a NI faz melhor, que é a nossa abordagem baseada em software, adequada à área de teste e medida”, afirma Chad Chesney, director de marketing da divisão de aquisição de dados da NI. “O experiência do utilizador com o software VirtualBench é muito mais intuitiva, criando eficiências que vão muito para além da simplificação e da integração de ter cinco instrumentos num único dispositivo”, afirma.

Entre os benefícios principais da solução NI VirtualBench está o facto de se tratar de uma solução compacta que praticamente não ocupa espaço numa bancada de trabalho, a consistência da interface de utilizador nos diferentes instrumentos e a possibilidade de se obterem novas capacidades com a visão consolidada dos múltiplos instrumentos, para além da possibilidade de se salvaguardarem facilmente os dados recolhidos, incluindo capturas de ecrãs. Além disso, a solução integra-se totalmente com o software LabVIEW.

A solução NI VirtualBench já está disponível por todo o mundo a um preço de referência de  1999 dólares ou 1690 Euros. A app VirtualBench para iPad vai ficar disponível na App Store ainda este verão.
 
  > Saber mais sobre a solução VirtualBench