A Intel, a Microsoft e a Circuit Co estão a colaborar num interessante projecto de desenvolvimento de uma placa pensada para facilitar o desenvolvimento de software e drivers usados em dispositivos móveis, tal como smartphones, tablets e outras plataformas System on a Chip (SoC) que corram sistema operativo Windows com processadores Intel.

A placa chama-se Sharks Cove e integra um generoso conjunto de interfaces incluindo GPIO, I2C, I2S, UART, SDIO, mini USB, USB, HDMI e MIPI para ecrã e câmara. No seu circuito compacto, a placa (BIOS Intel UEFI) integra um processador Intel ATOM Z3735G com 4 núcleos a 1.33 GHz (até 1.88 GHz), gráficos Intel HD integrados, 1 GB (1x32 DDR3L-RS-1333) de memória RAM, 16 GB de memória EMMC e cartão micro SD para armazenamento.

Em termos de conectores temos um bloco genérico de acesso de 5 x 2 contactos, um terminal de 10 contactos para sensores, um conector MIPI 2 x 60 pinos para ecrã e câmara e 5 contactos para alimentação. A placa integra ainda um sistema áudio Realtek ALC5640 com saída para altifalante, assim como terminais para o microfone digital integrado, com ligação Ethernet ou WiFi via USB. Temos ainda um conector micro USB type A/B para alimentação e um terminal de programação/depuração SPI.
 
Tudo isto está disponível em pré-encomenda por 299 dólares, incluindo já uma imagem Windows 8.1 e todos os utilitários necessários para correr o sistema operativo na Sharks Cove. Tal como os responsáveis destacam, é importante considerar que, com esta placa, o Windows Driver Kit 8.1 e o ambiente Visual Studio Express, ambos gratuitos, o desenvolvimento de novas aplicações para Windows passa a ficar bastante mais acessível.

Claro está, a equipa responsável já foi obrigada a esclarecer muitos potenciais utilizadores de que a placa Sharks Cove não foi desenhada para competir com outras plataformas de desenvolvimento existentes para Linux, sendo essencialmente uma adaptação do conceito dessas plataformas mais acessíveis para suportar os programadores interessados no desenvolvimento de novo hardware e drivers para Windows. Tal como estes realçam, a placa Sharks Cove é um PC totalmente funcional e a Microsoft e a Intel continuam a trabalhar em conceitos previamente anunciados, tal como a acessível placa Intel Galileo, por exemplo.
 
  > Mais informações e encomendas no site da Sharks Cove