A conectividade Arduino e ST Morpho tornam fácil expandir as funcionalidades da plataforma aberta de desenvolvimento STM32 Nucleo da STMicroelectronics com uma vasta oferta de shields especializados. As placas STM32 Nucleo integram já o depurador/programador ST-LINK/V2-1, vêm com a completa biblioteca de software HAL com vários exemplos de software e acesso directo a múltiplos recursos online.
Tudo factores que ajudam a explicar a popularidade desta nova plataforma de desenvolvimento da STMicroelectronics, para além do seu preço acessível de 10 dólares ou pouco mais de 8 euros.
 
A plataforma Nucleo da STMicroelectronics constitui na verdade uma gama completa de placas de desenvolvimento que foram desenhadas como ferramentas de iniciação aos sistemas STM32 com arquitecturas ARM Cortex‑M0, Cortex‑M3 e Cortex‑M4, sendo compatíveis com a uma vasta gama de placas de expansão.
Estas novas placas oferecem muitas das funcionalidades avançadas que não é habitual encontrar noutros ecossistemas de desenvolvimento. Para além da habitual variedade de teclas, LEDs e um interface de depuração por USB, as placas Nucleo têm dois conjuntos de conectores nas extremidades da placa, permitindo acesso fácil a todos os periféricos do microcontrolador durante as etapas de teste e desenvolvimento. O segundo conjunto de conectores de expansão está contido no primeiro conjunto e é o que garante a compatibilidade com os shields Arduino.
Estes conectores suportam as placas de expansão Arduino Uno v3 permitindo que as Nucleo possam ser usadas com dezenas de opções disponíveis para acesso Ethernet, ecrãs LCD, comunicações GSM, ZigBee e WiFi, controlo de motores, sintetizadores, etc.
 
Além disso, as placas Nucleo são compatíveis com as ferramentas de desenvolvimento de várias marcas, incluindo os compiladores C da IAR Systems e Keil Tools, sendo igualmente suportados os ambientes integrados de desenvolvimento GNU gratuitos e mbed IDE, permitindo programação simples do microcontrolador.
Os microcontroladores suportados pelas placas Nucleo incluem o modelo STM32F401 a 84MHz, baseado numa arquitectura ARM Cortex‑M4, com 512kB de memória Flash, por pouco mais de 8 euros.
 
  > Saber mais sobre a plataforma de desenvolvimento Nucleo da STMicroelectronics