A Microchip anunciou uma nova EEPROM de 4Kb com Detecção de Presença Série (SPD) via I2C: 34AA04. Este dispositivo foi especificamente desenhado para trabalhar com a nova geração de módulos SDRAM Double Data Rate 4 (DDR4) usados em PCs e portáteis de alto desempenho, ao mesmo tempo suportando as plataformas DDR2/3 anteriores.
 
Esta nova EEPROM foi desenhada para o mercado fortemente competitivo de produtos de consumo e funciona com uma gama alargada de tensões operacionais desde 1,7V até 3,6V. A 34AA04 possui conformidade JEDEC JC42.4 (EE1004-v) com Detecção de Presença Série (SPD) e foi desenhada para ser compatível com módulos SDRAM DDR4. A 34AA04 inclui software de proteção de escrita reversível para cada um de quatro blocos 128 x 8-bit independentes e suporta um novo barramento com terminação compatível SMBus. O dispositivo tem ainda uma capacidade de escrita de páginas até 16 bytes de dados e três pinos de endereçamento que permitem suportar até oito dispositivos no mesmo barramento.
 
A memória 34AA04 é retro-compatível com as EEPROMs SPD DDR2 e DDR3 existentes. Para assegurar essa retro-compatibilidade, os conjuntos de memória da 34AA04 estão divididos em dois bancos separados de 256-bytes para fornecer um patamar compatível com a arquitectura dos dispositivos EEPROM SPD mais antigos. A 34AA04 responde a uma vasta gama de aplicações no mercado de electrónica de consumo, tal como PCs, laptops, placas gráficas e outros produtos.
 
A Microchip tem vindo a suportar o mercado DRAM com EEPROMs SPD nas anteriores plataformas DDR1, DDR2 e DDR3 e o software de protecção de escrita reversível em quatro blocos individuais, as cadências de dados mais rápidas e a compatibilidade SMBus garantem aos fabricantes de soluções DRAM a flexibilidade acrescida para implementarem novos funções no mercado de computadores PC e portáteis, assim como placas gráficas de elevado desempenho.
 
As amostras e a produção em quantidade da EEPROM 34AA04 estão disponíveis desde já, com encapsulamentos SOIC, TDFN, UDFN, TSSOP e PDIP de 8-pinos.
 
  > Visitar o website da Microchip