A empresa M3D é uma startup tecnológica com sede em Bethesda, no estado de Maryland (muito perto de Washington DC), fundada por Michael Armani e David Jones, o primeiro com formação em biotecnologia e o segundo em ciências computacionais. Ambos acumularam mais de uma década de experiência a investigar materiais, software e robótica e acreditam profundamente no futuro das impressoras 3D. No entanto, ambos acreditam que a impressão 3D deve ser uma tecnologia acessível a todos e uma experiência simples, razão porque se propuseram desenvolver um produto para o mercado de consumo.
 
A visão destes dois empresários concretizou-se na Micro, a primeira impressora 3D acessível e pronta a usar, ideal para utilizadores ocasionais assim como para especialistas que queiram concretizar as suas ideias em objectos. Quer seja para empresas, para educação ou simplesmente como entretenimento, a impressora M3D Micro pode ser usada para criar desde brinquedos até protótipos de engenharia, de forma tão simples como usar uma impressora em folhas de papel.
 
Tal como Michael Armani explica, “os consumidores estão ansiosos por poderem experimentar a impressão 3D, esperando pacientemente por uma impressora que tenha um preço acessível e que venha com um software intuitivo. Nós desenhámos a Micro para ser acessível, com uma dimensão compacta e portátil que cabe em qualquer secretária. Porque acreditamos que os utilizadores que experimentarem esta impressora pela primeira vez, assim como os utilizadores mais experientes, vão apreciar a capacidade de tornar ideias realidade, desde arranjar coisas em casa, até imprimir modelos artísticos e criar protótipos técnicos. Dedicámos anos a desenvolver esta impressora e a trabalhar em transformar a experiência para a tornar o mais agradável possível”.
 
Esta impressora pode ser usada com software open source, por parte de utilizadores mais experientes, mas vem acompanhada igualmente de um software criado pela própria M3D que torna a experiência simples e divertida, nomeadamente permitindo consultar uma completa biblioteca de objectos tridimensionais. Para além de um design moderno e de um ecrã sensível ao toque que permite pesquisar e analisar modelos online, a aplicação que acompanha a impressora permite organizar e gerir a impressão, ligando-se a qualquer computador Mac, PC ou Linux através de USB.
 
“A Micro é compacta e extremamente leve, para além de ser extremamente eficiente em termos de consumo – aliás consome praticamente o mesmo do que um simples tablet”, explica David Jones, o outro fundador da empresa. “Estas são apenas algumas das formas de tornar a impressão 3D acessível a todos, para além de não querermos comprometer a fiabilidade, consistência e acessibilidade. A impressão 3D tem o potencial de revolucionar a forma como criamos, inovamos e fazemos”.
 
A impressora Micro suporta muitos materiais de impressão diferentes, desde ABS, PLA ou nylon, assim como os rolos de micro-filamento da própria M3D ou rolos standard de filamento de 1,75 mm disponíveis no mercado.
 
Com uma estrutura simples e pesando apenas 1kg, esta impressora usa a tecnologia de sensores e monitorização Micro Motion, com funções integradas directamente na cabeça de impressão, permitindo auto-nivelamento e auto-calibração. É capaz de imprimir objectos até 11,6cm de altura (4,6”) e tem uma resolução de 50 a 350 microns por camada, com uma precisão de posicionamento de 15 microns nos eixos X e Y. A área de impressão de base é de 109mm x 113mm (91mm x 84mm acima de 74mm).
 
  > Ver o projecto da The Micro no site de crowd-funding Kickstarter
 
  > Visitar o fantástico website da M3D The Micro