A plataforma de desenvolvimento integrada (IDE) TrueSTUDIO da Atollic foi seleccionada pela Freescale como uma de apenas quatro ferramentas profissionais para sistemas embebidos que serão oferecidas para os seus novos microcontroladores (MCU) Kinetis.
 
A Atollic é uma empresa sueca especializada em ferramentas de desenvolvimento em software para sistemas embebidos, usadas por grande parte das empresas de semicondutores mundiais e aplicações na indústria automóvel, aeroespacial, defesa e nos mercados industriais e de consumo.
 
“A estratégia de ferramentas comerciais da Freescale para os seus MCUs Kinetis baseia-se em oferecer um número reduzido de soluções IDE profissionais neste ecossistema ARM, de forma a proporcionar as melhores soluções existentes no mercado actualmente”, explica JC Bodet, Director of Microcontroller Software and Services da Freescale. “O Atollic TrueSTUDIO oferece as capacidades que se exigem a uma ferramenta moderna de software baseadas nos padrões abertos de indústria Eclipse e GNU que os clientes Kinetis exigem”.
 
Como se baseia em Eclipse e usa a colecção de ferramentas de desenvolvimento GNU, o Atollic TrueSTUDIO permite uma migração fácil de projectos existentes baseados em Eclipse/GNU tal como o CodeWarrior Developer Studio for Microcontrollers directamente para algo mais poderoso e moderno. Da mesma forma, o software de configuração Processor Expert da Freescale é um plug-in Eclipse que se torna simples de instalar e correr dentro do ambiente Atollic TrueSTUDIO.
 
Segundo a Atollic, o objectivo consiste em oferecer a maior quantidade de funções profissionais que existem no mercado, neste ambiente integrado de desenvolvimento. O IDE Atollic TrueSTUDIO suporta compilação paralela, depuração para sistemas RTOS com um analisador integrado de crash e suporte para depuração de soluções multinúcleo e multiprocessador. Além disso, este ambiente integra detecção de eventos, dados e instruções, visualização variável em tempo real, verificação MISRA-C, análise de complexidade de código fonte e outras funções avançadas, tudo incluído de base. O suporte de dispositivos é garantido pelo completo portfólio de soluções ARM da Freescale, incluindo os MCUs Kinetis baseados em núcleos ARM Cortex-M, soluções de controlador Vybrid baseadas em Cortex-M e Cortex-A e processadores de aplicação i.MX baseados em Cortex-A.
 
Segundo comenta Magnus Unemyr, vice-presidente de marketing da Atollic, “estamos muito satisfeitos por ver o nosso ambiente TrueSTUDIO seleccionado pela Freescale como um dos IDEs designados para dispositivos Kinetis. Estamos empenhados em suportar a evolução desta família Kinetis da Freescale e acreditamos que o Atollic TrueSTUDIO será uma das melhores formas de garantir a longevidade dos investimentos nesta plataforma, oferecendo as ferramentas mais avançadas disponíveis”.
 
  > Mais informações no website da Atollic