A Imagination Technologies tem vindo a trabalhar em estreita parceria com múltiplas outras empresas para criar novos dispositivos SoC para aplicações Internet-of-Things (IoT) e dispositivos “wearables”, introduzindo maior autonomia de bateria e maior segurança, tanto directamente nos próprios dispositivos como nos ecossistemas associados.
 
Segundo o seu director de marketing estratégico, Kevin Kitagawa, “a Imagination dispõe da tecnologia necessária para criar as melhores soluções IoT e dispositivos pessoais wearable e as nossas tecnologias estão justamente a potenciar numerosos SoCs desenhados para estas aplicações. Através de iniciativas transversais à indústria como a AllSeen Alliance e parcerias com empresas como a Google, Ineda, Ingenic, Microchip Technology e outras, estamos a construir os ecossistemas necessários para uma nova geração de soluções SoC para IoT e wearables”.
 
Entre as demonstrações que a Imagination tinha em destaque no evento EELive! estava a nova família de CPUs MIPS Warrior que inclui o novo CPU MIPS M-class M51xx com todas as características ideais para este tipo de aplicações altamente compactas, incluindo DSP, pequena dimensão de código, suporte para virtualização de hardware e processamento ultra-seguro.
 
A Imagination demonstrou também a sua nova gama de sistemas GPU PowerVR, actualmente já muito utilizados em sistemas gráficos embebidos em dispositivos móveis, incluindo o novo PowerVR Rogue 6XE G6050, um dos sistemas gráficos com suporte OpenGL ES 3.0 mais pequenos da indústria, perfeito para dispositivos pessoais.
 
Outra novidade eram os processadores de radiocomunicações (RPU) Ensigma Series4 para integrar conectividade e comunicações em SoCs, incluindo soluções para Wi-Fi e Bluetooth LE (low Energy). A empresa destacou ainda a plataforma independente de aplicação FlowCloud, uma tecnologia para soluções IoT e dispositivos conectados em cloud que permite gestão de aplicações dispositivo a dispositivo e dispositivo para cloud.
 
Na área do processamento de imagem, onde a Imagination Technologies se tem vindo a destacar, eram demonstrados os novos processadores de vídeo (VPU) PowerVR Series5, com suporte de descodificação e codificação multipadrão e multi-stream para aplicações IoT tal como câmaras de segurança e novos dispositivos como óculos inteligentes. Na mesma área os processadores PowerVR Raptor eram demonstrados a potenciar aplicações em câmaras de nova geração e sensores inteligentes. Na área da tecnologia aplicada, a Imagination apresentou a solução de streaming de áudio sem fios de alta qualidade Caskeid, com uma precisão de sincronismo inferior a 25µs, juntamente com a solução de depuração Codescape para os CPUs MIPS.
 
Na área de demonstrações de soluções IoT e wearables, a empresa mostrou a nova plataforma de desenvolvimento “Newton” da Ingenic Semiconductor, que integra um CPU MIPS, memória Flash, LPDDR, Wi-Fi, Bluetooth, NFC, PMU e vários sensores numa placa da dimensão de um cartão SD (na imagem).
 
Além disso, eram apresentadas as mais recentes soluções de desenvolvimento MIPS para os MCUs PIC32MZ a 32-bit da Microchip, com suporte Android e Linux.
 
A Imagination Technologies mostrava também alguns produtos já existentes no mercado baseados nestas tecnologias de arquitectura MIPS, tal como os Smartwatches de marcas como a Tomoon, HiWatch, SmartQ, Geak e outros (na imagem).
 
  > Visitar o website da Imagination Technologies