A marca alemã Kurtz Ersa acaba de confirmar a disponibilidade global da sua nova estação de soldadura i-CON NANO. Parte da família de produtos Ersa i-CON, a nova i-CON NANO é a primeira estação de soldadura industrial ultra-compacta de 80W do mundo, tendo uma dimensão de apenas 145 x 80 mm. Para as necessidades dos entusiastas da electrónica existe ainda a versão i-CON PICO, fisicamente semelhante.

Apesar das dimensões compactas, as novas estações de soldadura da ERSA têm especificações profissionais e a i-CON NANO tem mesmo protecção contra descarga electroestática (ESD), sendo simplemente uma versão mais prática para necessidades de solda em aplicações de produção, bancadas de desenvolvimento, reparações e manutenção. Sem comprometer a fiabilidade pela qual a Ersa é conhecida, esta estação de soldadura usa o mesmo ferro de soldar i-Tool NANO ultra-leve, com apenas 30 gramas. Estão igualmente disponíveis aproximadamente 40 pontas diferentes da série i-Tip 102 para adaptar a esta ferramenta universal. E tal como todos os restantes modelos da gama Ersa i-CON, trata-se de uma estação que garante acabamentos de qualidade graças à tecnologia superior de aquecimento, capaz de atingir a temperatura definida em apenas 9 segundos.

O sensor de detecção e o controlo preciso de temperatura da ponta de soldadura é outro dos factores importantes nesta nova i-CON NANO. Esta nova estação de soldadura permite a troca independente dos elementos de aquecimento e vida prolongada das pontas, com modos de standby e estados dormentes que garantem a maior eficiência e menores custos de operação e/ou gastos de consumíveis. Tal como o modelo i-CON PICO, a nova estação de soldadura Ersa i-CON NANO tem um ecrã LCD e dois botões de controlo permitindo um configuração simples das três temperaturas fixas e configuração de outros parâmetros, os quais podem também ser programados através de um cartão de memória microSD e software para PC. A capacidade de aquecimento destas estações da Ersa permite um controlo preciso da temperatura da ponta, com variações de +/- 2°C.

A única diferença na nova estação de soldadura Ersa i-CON PICO (igualmente de 80W) está no facto de ter sido desenhada para bancadas onde não é necessária a protecção ESD.
 
  > Ver mais informações no website da Kurtz Ersa