Aqui na Elektor já nos estamos a preparar para a participação mais importante de sempre na tradicional feira bienal de electrónica na Messe Munchen, de 11 a 14 de Novembro, 2014. Desta vez, a Elektor vai estar representada directamente pelos Elektor.LABS, para além da presença reforçada da nossa equipa editorial, e temos muitas actividades planeadas para quem participar naquela que é a mais importante feira de electrónica no mundo.

A Electronica 2014 é uma oportunidade valiosa para qualquer profissional da electrónica, cada vez reflectindo mais a importância dos avanços na tecnologia digital, circuitos integrados e sistemas embebidos. Desde 1964 que a Electronica tem vindo a reflectir as tendências mais importantes da tecnologia, oferecendo uma perspectiva completa da indústria internacional.

A feira de Munique foi curiosamente criada por iniciativa das empresas norte-americanas que, na época, procuravam uma plataforma internacional de expansão. Agora, a Electronica está a celebrar os 50 anos e prevê a presença de 2700 expositores e mais de 70.000 visitantes de todo o mundo, reflectindo em simultâneo o mercado de componentes e aplicações de sistemas, bem como dos serviços.

No programa para 2014, a Electronica está a planear espaços reforçados na área das aplicações automóveis, sistemas embebidas, aplicações de saúde e iluminação, para além das áreas que já vêm sendo introduzidas de segurança e eficiência energética. O programa de conferências e fóruns irá explorar directamente estes temas em grande profundidade. De acordo com os cálculos da Associação Industrial Alemã de Fabricantes de Sistemas Eléctricos e Electrónicos (ZVEI), o mercado global nesta área cresceu em cerca de 3% no ano transacto, atingindo um volume de facturação de aproximadamente 3,7 triliões de euros. Os mercados americano e asiático continuam a impulsionar esse crescimento, beneficiando directamente a indústria alemã onde o crescimento no primeiro trimestre de 2014 foi precisamente de 3%, em relação ao do ano anterior.

No ano de 2012 (a Electronica realiza-se de dois em dois anos), quase metade dos 73,051 visitantes e 63 por cento dos 2669 expositores vieram de fora da Alemanha. Sendo um evento baseado de forma equilibrada entre a exposição, conferência e fóruns, este ano a Electronica vai novamente tentar reflectir as tendências da indústria, sendo que o foco da tradicional mesa redonda inaugural vai focar a “Internet das Coisas: Possibilidades, Desafios e Questões de Segurança”.

Nos próprios pavilhões da exposição, vários fóruns convidam a uma acesa troca de ideias e ao diálogo com tópicos directamente relacionados com as áreas de exposição, tal como as aplicações automóveis e sistemas embebidos, para além do Fórum de Expositores e Mercado de Componentes e PCB. Estes tópicos são naturalmente explorados a fundo nas sessões da conferência Electronica 2014.

Na parte específica da conferência dedicada à electrónica automóvel – uma área chave que reflecte directamente os interesses das maiores empresas alemãs do sector – a associação ZVEI irá promover, no dia 10 de Novembro, uma sessão especial dedicada às tendências e estratégias da indústria. Intervenientes nessa sessão que decorre no Centro Internacional de Congressos de Munique, estarão representantes da Audi, BMW, Daimler, Freescale, Infineon, Intel, Osram, Renesas e Visteon. Este ano, o foco vai estar na iluminação, fusão de sensores e conectividade.
 
Na área das plataformas embebidas, a conferência Electronica 2014 vai olhar pela segunda vez para novas tecnologias e soluções concretas para desenvolvimento. Esta parte da conferência decorre nos dias 12 e 13 de Novembro, já em paralelo com a feira. Outra área importante será o Congresso Wireless, nos mesmos dias, onde especialistas internacionais vão discutir aspectos técnicos relacionados com o presente e futuro das tecnologias sem fio, sobretudo na área crescente das aplicações industriais.
 
  > Visitar o website da Associação Industrial Alemã de Fabricantes de Sistemas Eléctricos e Electrónicos (ZVEI)
 
  > Visitar o website da Electronica 2014