A RS Components (RS) anunciou a disponibilidade de dois kits com ecrã táctil para a plataforma Raspberry Pi que proporcionam uma interface rápida e simples sendo ideais para criar projectos e aplicações móveis e de baixa potência.
 
Os kits de iniciação para os módulos uLCD-28PTU-PI de 2,8”e uLCD-43PTU-PI de 4.3” foram desenvolvidos pela empresa 4D Systems e proporcionam todos os componentes necessários para ligar a Raspberry Pi a estes novos ecrãs tácteis e ter tudo pronto a programar em apenas alguns minutos. Uma característica única destes kits é o adaptador 4D shield Pi, que se liga à porta serial GPIO da Rapsberry Pi e ao módulo de ecrã táctil através de um cabo de 5 condutores. Este shield também oferece uma ligação directa do interface GPIO da Raspberry Pi, permitindo assim um fácil acesso a outras funções da placa.
 
Estes ecrãs com resoluções de 480 x 272 e 240 x 320 pixels para os ecrãs de 4,3’’ e 2,8’’, respectivamente, são ideais para aplicações de interface de utilizador com aplicações Raspberry Pi apresentando capacidades tácteis resistivas, um amplificador e altifalante integrado.
 
Cada kit contém: um shield adaptador 4D, um cartão microSD de 2 GB, um adaptador de programação uUSB-PA5, um cabo jumper fêmea-fêmea 5 vias de 150 mm para a rápida ligação a outro dispositivo ou breadboard, um adaptador macho-macho de 5 condutores e um guia de utilizador. Também estão disponíveis uma série de bibliotecas de software ViSi-Genie para comunicar com a placa Raspberry Pi. Sobre este lançamento, Jonathan Boxall, Global Head of Semiconductors da RS Components, comenta: “Existe um enorme pela Raspberry Pi tanto a nível empresarial como entre os entusiastas da electrónica e estes dois módulos de ecrã táctil e as ferramentas associadas da 4D Systems vão impulsionar ainda mais a plataforma para o desenvolvimento de protótipos, permitindo desenvolver rapidamente aplicações inovadoras baseadas na Raspberry Pi”.
 
  > Ir ao site da RS para encomendar estes kits ULCD-28PTU-PI e ULCD-43PT-PI