A LittleBits Electronics anunciou o lançamento da nova plataforma cloudBit. Para esta empresa que vê o hardware open source como uma fronteira tão importante como o software, a nova plataforma cloudBit vem acrescentar uma importante nova dimensão ao conjunto de propostas da littleBits, no sentido de “ligar qualquer coisa à Internet ou ligar a Internet a qualquer coisa”.

Ou seja, enquanto a littleBits afirma que a sua missão consiste em colocar o poder da electrónica nas mãos de todos, com esta nova plataforma, a empresa pretende igualmente democratizar o conceito da Internet das Coisas (IoT), tornando-o acessível a todos. E para tornar essa proposta realidade a litlle Bits não hesitou em se associar a alguns parceiros de distribuição, tal como as populares lojas RadioShack nos Estados Unidos – actualmente em risco de encerrarem as portas – que os responsáveis da litllleBits elogiam como “a verdadeira origem de todos os movimentos de entusiastas da electrónica”.

A LittleBits nasceu em Nova Iorque e começou por mostrar uma série de módulos de electrónica que, quando ligados entre si, permitiam criar aplicações diversas, sem necessidade de aprender a soldar ou a programar. Indo para além da proposta das plataformas hardware programáveis que inundaram o mercado, a LittleBits imaginou um conceito aberto e modular, mais próximo dos brinquedos – ou das peças de Lego, se quiserem – para tornar a electrónica ainda mais acessível.

A LittleBits foi fundada em 2011 por Ayah Bdeir, um aluno do MIT, conhecido orador das conferências TED e cofundador da conferência Open Hardware Summit. A melhor demonstração das capacidades fascinantes do conceito imaginado por Ayah Bdeir surgiu quando a LittleBits criou o littleBits Synth Kit, uma série de módulos que, quando associados entre si, permitem criar um verdadeiro sintetizador, na melhor tradição dos originais instrumentos analógicos modulares.

O catálogo base da LittleBits inclui mais de cinco kits diferentes e mais de 50 módulos que já foram vendidos para mais de 70 países. Com o lançamento recente do novo módulo Arduino at Heart e da sua nova Pro Library, com 250 módulos, a LittleBits criou bases para tornar as suas propostas interessantes mesmo às comunidades de desenvolvimento mais avançadas, nomeadamente pela forma económica e simples como se torna possível experimentar as capacidades dos dispositivos conectados, com riscos de desenvolvimento mínimos. Com o lançamento de novos módulos programáveis ligados à Internet, a LittleBits está a tornar as suas propostas realmente interessantes para quem quer experimentar facilmente novos conceitos em dispositivos IoT.

Surge agora a nova plataforma cloudBit da LittleBits, através da qual se torna possível ligar qualquer objecto à Internet de forma rápida. Ao contrário de qualquer outro dispositivo de “ponte” IoT, a plataforma cloudBit forma um poderoso bloco base sobre o qual se podem construir aplicações e “dispositivos”, recorrendo aos módulos do catálogo da LittleBits (que de uma forma algo confusa eles classificam como “library” independentemente de se tratar de hardware).

Segundo o próprio Ayah Bdeir explica, “até agora, construir aplicações IoT estava reservado a grandes empresas e especialistas, limitando aquilo que era possível e o ritmo da própria inovação. Com a plataforma cloudBit, estamos a criar uma solução aberta, acessível e instantânea para os dispositivos conectados, permitindo construir rapidamente um protótipo, testar ideias e participar num campo que está a mudar a sociedade. A plataforma cloudBit permite recrear os dispositivos conectados mais populares, imaginar uma nova ideia ou resolver simplesmente um problema pessoal, acelerando verdadeiramente a evolução da Internet das Coisas”.

Esta plataforma cloudBit da LittleBits é constituída por uma placa base e por software, incluindo uma aplicação web que torna possível criar rapidamente três tipos de interacções: “Bits to Web” (tal como fazer tocar uma campainha através de uma mensagem SMS), “Web to Bits” (tal como dar de comer aos gatos remotamente) ou “Bits to Bits” (tal como numa câmara controlada através da cloud). Para expandir ainda mais as capacidades da plataforma cloudBit, a LittleBits criou uma parceria com o serviço IFTTT (If This Then That), o que permite expandir ainda mais as ligações que qualquer pessoa consegue criar entre software e hardware IoT, mesmo sem perceber nada de programação.

Além disso, o serviço IFTTT permite criar uma ponte fácil entre plataformas hardware open source e as redes sociais e serviços como o Facebook, Gmail, Evernote, Instagram, Twitter e centenas de outros. Aliás, a LittleBits mostra no seu site exemplos de como a plataforma cloudBit e o serviço IFTTT permitem criar projectos úteis de automação doméstica e muitas outras coisas úteis do ponto de vista pessoal.

A LittleBits combinou o lançamento da plataforma cloudBit com um kit Cloud Starter Bundle que vem com seis módulos electrónicos, um cartão de memória com cinco tutoriais e acesso a mais de 100 disponíveis online e dois acessórios para ligar objectos reais à Internet. Qualquer módulo incluído neste Cloud Starter Bundle pode ser combinado com os restantes módulos do catálogo da LittleBits.
A plataforma cloudBit custa 59 dólares e o Cloud Starter Bundle que já inclui a placa custa $99.
 
  > Visitar o website da littleBits onde se pode ter acesso à Loja online