A empresa MikroElektronika produz uma série de pequenas placas de desenvolvimento usando microcontroladores PIC, dsPIC, STM32 e 8051 e, para além disso, produziram já mais de 75 pequenas placas de expansão a que os seus responsáveis chamam “click boards” (algo equivalente aos shields Arduino), contendo sensores periféricos e dispositivos de entrada/saída, os quais comunicam através de um interface mikroBUS.
 
Agora, a MikroElektronika lembrou-se de baralhar um pouco mais as coisas – para benefício de toda a comunidade electrónica – criando um Click Shield para a placa Arduino Uno, tornando assim a plataforma Arduino directamente compatível com as suas mais de 75 “click boards”. Na prática, trata-se de um simples shield Arduino, contendo dois conectores hospedeiros mikroBUS de um lado, e um conector Arduino no lado oposto.
 
Em formato e tamanho, este Arduino Uno Click Shield foi desenhado para corresponder perfeitamente às dimensões de uma placa Arduino Uno. No entanto, na prática, o shield é compatível com todas as placas Arduino e outras plataformas que partilham o mesmo conector. Seja qual for a placa que se use, está assim aberta a possibilidade de explorarmos o número crescente de Click Boards da MikroElektronika, com soluções para sensores, ecrãs, áudio, controlo de motores, comunicações, fibra-óptica e até reconhecimento de voz.
 
As placas Click dão ao microcontrolador acesso aos sensores e todas as capacidades, enquanto a simplicidade do sistema assegura que quaisquer placas PIC ou ARM sejam compatíveis sem necessidade de reconfiguração ou refazer ligações. As placas Click simplesmente permitem acrescentar funcionalidades de forma prática e o novo Arduino Uno Click Shield até tem um pequeno comutador Prog/UART que nos permite fazer bootload selectivo sem termos que desligar as placas Click instaladas.
 
A MikroElektronika tem igualmente soluções de conectividade mikroBUS para plataformas de desenvolvimento Discovery, LaunchPad e Raspberry Pi, existindo inclusivamente uma expansão (cape) BeagleBone e uma placa mikroBUS.net que permite tornar estas placas Click directamente acessíveis no ambiente de desenvolvimento .NET.
 
  > Conhecer a gama completa de Click Boards
 
  > Mais informações sobre o Arduino Click Shield