As aplicações Wi-Fi são cada vez mais importantes num maior número de dispositivos, para além dos próprios equipamentos de infraestrutura de redes. Ter sistemas RF mais eficientes, que garantam maior alcance com suporte das normas IEEE 802.11n com um consumo reduzido é um dos objectivos de praticamente todos os fabricantes e a Microchip veio garantir isso mesmo com um novo dispositivo amplificador RF a 2.4 GHz ainda mais compacto e extremamente eficiente.

A Microchip anunciou o lançamento de um novo amplificador RF 2.4 GHz 256-QAM de alta potência que oferece um baixo valor EVM (Error Vector Magnitude) e consumo reduzido para aplicações 256-QAM e IEEE 802.11n. Com a referência SST12CP21, o novo amplificador da Microchip SST12CP21 garante uma potência linear até 23 dBm com um valor EVM dinâmico de 1,75%, com modulação de largura de banda MCS9 HT40 MHz a 5V e com um consumo de 320 mA. Além disso, o novo amplificador SST12CP21 garante uma potência linear de 25 dBm com um EVM de 3% e um consumo de apenas 350 mA em aplicações de rede 802.11g/n.

Estas especificações e este nível de desempenho significam que o novo amplificador Microchip SST12CP21 permite ampliar bastante o alcance de sinais WLAN 802.11b/g/n e sistemas de antenas MIMO, com um consumo extremamente baixo à cadência de dados 256-QAM máxima. O SST12CP21 tem também conformidade de máscara de espectro até 28 dBm para comunicação 802.11b/g. Além disso, o espaço em placa pode ser reduzido pelo encapsulamento miniaturizado QFN de 16 pinos – um dos mais populares no mercado, com dimensões de apenas 3x3x0,55mm.

Os amplificadores RF da Microchip têm já uma posição bastante forte no mercado de aplicações WLAN (Wi-Fi) tendo demonstrado uma forte fiabilidade combinada com grandes eficiências. Ao atingir a máxima cadência de dados com o alcance mais longo, minimizando o consumo, as aplicações de pontos de acesso Wi-Fi com antenas MIMO, assim como routers e set-top-boxes, podem tornar-se ainda mais eficientes.

Com correntes operacionais de 320 mA a 23 dBm e 350 mA a 25 dBm, o SST12CP21 permite implementar sistemas WLAN multicanal e maiores larguras de banda de transmissão de dados em aplicações cada vez mais requisitadas pelo mercado. Este amplificador integra também ajuste de entrada de 50 ohm e ajuste de saída simples, sendo simples de implementar. O detector de potência linear já integrado permite um controlo preciso sobre a potência em função da temperatura e compensação de saída 2-por-1.

O suporte de desenvolvimento com os novos amplificadores SST12CP21 é garantido por placas de avaliação já disponibilizadas pela Microchip, sendo também possível desde já encomendar amostras do dispositivo e colocar encomendas de produção em quantidade.
 
  > Saber mais visitando o website da Microchip
 
  > Aceder ao diagrama de blocos do Microchip SST12CP21