A Freescale Semiconductor lançou recentemente uma nova gama de acelerómetros de 3 eixos que oferece maior sensibilidade e um consumo ainda mais reduzido, tendo especificações adequadas a aplicações industriais exigentes, tal como na medição de frequências de movimento ultra-elevadas e vibração em motores. O anúncio surge curiosamente na semana em que a Freescale atingiu a marca impressionante de dois mil milhões de sensores saídos das suas fábricas.

De acordo com a informação divulgada pela marca, a família de sensores FXLN83xxQ é capaz de detectar informação de aceleração que outros sensores de menor precisão deixariam escapar. O problema é que esses “sensores de menor precisão” são precisamente aqueles que podemos encontrar em produtos de consumo, tal como smartphones e sistemas de monitorização de actividade física. Em conjunto com os algoritmos apropriados a Freescale explica que a sensibilidade melhorada destes sensores irá permitir aplicações em prognóstico de falhas de equipamento (para manutenção predictiva), monitorização contínua de estado de funcionamento em equipamentos críticos, assim como prevenção de vandalismos.

Os novos sensores estão contidos num chip de apenas 3 x 3 mm e têm uma largura de banda de 2,7 kHz, usando directamente sinais de saída analógica para ligação directa a uma entrada ADC de um microcontrolador. Cada chip tem dois níveis de sensibilidade que podem ser alterados a qualquer momento e a família completa é capaz de medir aceleração entre +/-2, +/-4, +/-8 e +/-16 G, com ganhos de 229,0, 114,5, 57,25 e 28,62 mV/g respectivamente. Um estado de Zero G é indicado por um nível de saída de 0,75 V.

Estes sensores são também os primeiros acelerómetros de 3 eixos capazes de suportar temperaturas ambientais extremas, entre -40 a 105 graus Celsius. Além disso, a gama FXLN83xxQ tem consumos extremamente reduzidos para aplicações portáteis e usa contactos expostos para permitir inspecção rápida das soldaduras.

Estes novos sensores funcionam entre 1,71 até 3,6 V (a 180 microamperes tipicamente, com shutdown a 30nA). A Freescale disponibiliza igualmente a placa de avaliação DEMOFXLN83xxQ já com sensores montados, para simplificar a integração e rotinas de teste e desenvolvimento de novas aplicações. Estes acelerómetros estão integrados no programa de longevidade da Freescale que garante a sua disponibilidade entre um mínimo de 10 anos ou 15 anos desde a data de lançamento.

A Freescale tem já uma larga experiência em sensores para as mais diversas aplicações, incluindo no seu catálogo mais de 150 aplicações de sensores, a maior parte das quais têm sido renovadas anualmente nos últimos cinco anos. Uma aposta que se justifica tendo em conta as previsões de que o mercado de sensores continua a registar crescimentos de 9% de ano para ano.
 
  > Visitar o website da Freescale Semiconductor