Este é um assunto que nos irá afectar a todos no nosso dia a dia – podendo mesmo contribuir positivamente para a nossa saúde mental. Após anos de discussão e muita confusão já originada quando foi anunciada a especificação USB 3.0 que chegou a propor um novo tipo de conector incompatível, o grupo de trabalho USB 3.0 Promoter Group anunciou finalmente o desenho oficial para um novo tipo de conector USB universal e que será de tipo reversível – ou seja, não temos que nos preocupar se o conector está virado para cima ou para baixo, como acontece actualmente.

O novo conector terá a designação de USB Type-C e, curiosamente, é muito semelhante ao conector que a Apple implementou no seu conector Lightning, o que significa nomeadamente para os utilizadores de dispositivos Apple que, embora já não tenham que se preocupar com a orientação correcta de ambos os conectores, vão ter por outro lado que olhar com mais atenção para perceberem qual é qual...

Os responsáveis pelo novo desenho de conector USB foram técnicos da Hewlett-Packard, Intel, Microsoft, Renesas, Texas Instruments e STMicroelectronics, os quais classificam o novo cabo como “suficientemente compacto para dispositivos móveis mas suficientemente robusto para computadores portáteis e tablets”.

O chairman do USB 3.0 Promoter Group, Brad Saunders, explica ainda que “o interesse no conector USB Type-C tem sido global e atravessa toda a indústria. Representantes das indústrias informática, comunicações móveis, automóvel e IoT têm estado entre aqueles que mais têm insistido na necessidade de criação deste novo padrão. Esta especificação é o culminar de um extenso esforço cooperativo entre empresas líderes na indústria para normalizar a próxima geração de conectores USB como uma solução robusta e de longa duração”.

O novo conector USB é mais fino e compacto, comparável em dimensão ao conector USB 2.0 Micro-B existente, tendo uma dimensão de porta de 8,4 x 2,6mm. Será compatível com a especificação SuperSpeed USB a 10Gb/s (USB 3.1) e irá suportar igualmente a tecnologia USB Power Delivery até 100W (3A em cabos standard e 5A para conectores), com suporte adicional de futuras tecnologias de carregamento e melhoramentos no desempenho do interface USB. O conector em si deverá estar especificado para suportar mais de 10 000 ciclos de utilização e terá capacidades melhoradas de imunidade a interferências electromagnéticas e de radiofrequência.

No entanto, o anúncio feito recentemente deixa claro que as especificações completas do novo cabo e conector USB terão ainda que ser finalizadas. A especificação deverá agora ser revista e publicada pelo USB Implementers Forum (USB-IF), entidade que será responsável igualmente pela criação de um sistema de verificação de conformidade e certificação.

Entre os pontos importantes já definidos está o facto de o novo conector USB Type-C não ser compatível directamente com os conectores USB existentes (Type-A, Type-B, Micro-B, etc.), devendo a ligação de uns a outros ser feita por cabos de conversão (tipo A para tipo C, por exemplo) ou adaptadores que permitam ligar novos cabos a produtos existentes. A intenção já confirmada pelo USB-IF consiste em criar as condições para que todo o mercado possa migrar gradualmente para os novos cabos e conectores.
 
  > Visitar o website para descarregar o documento que anuncia o novo conector USB Type-C