A Microchip anunciou na Computex Taipei o lançamento de uma nova família de controladores USB Power Delivery (UPD). Com a nova gama UPD100X que conta com um protocolo padrão da indústria para alimentação e carga de bateria, torna-se possível usar um único cabo USB para dados e simultaneamente fornecer até 100W de potência a partir de uma única porta USB, ou seja 40 vezes mais potência do que era possível com USB 2.0. Com até 100W de potência eléctrica disponível, torna-se possível alocar dinamicamente a corrente para carga rápida de bateria e alimentação de sistema.
 
O dispositivo UPD1001 é o primeiro da família e é uma solução bastante flexível e configurável, capaz de suportar até cinco perfis de alimentação UPD padrão USB-IF mais 25 perfis com conformidade UPD, resultando num total de 30 perfis de aplicação suportados num único chip. Isto permite escolher os melhores perfis de alimentação para cada projecto, respondendo aos requisitos específicos de cada aplicação. Dois pinos de configuração seleccionáveis tornam possível uma configuração simples do UPD1001.
 
Para proporcionar máxima flexibilidade estão disponíveis múltiplas configurações, enquanto os bancos quádruplos de memória programável uma única vez permitem customizar ainda mais os sistemas sem a necessidade de componentes externos de memória.
 
A família UPD100X serve uma grande variedade de aplicações, tal como computadores portáteis, impressoras e acessórios, estações de docagem de portáteis, carregadores de bateria e dispositivos móveis; computadores industriais e dispositivos portáteis; sistemas de integração automóvel, incluindo unidades de processamento central, caixas de repartição de ligações e carregadores USB, entre outras aplicações.
 
Os dispositivos UPD1001 são suportados pelo Kit de Avaliação UPD1001 (EVB-UPD1001) da Microchip, com um preço de $299,00, já disponível. Os dispositivos UPD1001 estão disponíveis para amostragem em encapsulamentos QFN de 32-pinos e TSSOP de 28-pinos. A produção em quantidade para estes dispositivos está prevista para Julho 2014.
 
  > Visitar o website da Microchip para mais informações