A japonesa Toshiba anunciou o lançamento do seu novo microcontrolador TMPM037FWUG, expandindo a sua família TX00 de soluções de arquitectura ARM Cortex-M0. Este novo microcontrolador foi desenhado para aplicações de controlo de motores em equipamentos multifunção, tal como impressoras-scanner e sistemas de múltiplas funções onde o facto preço é crítico.

O desenvolvimento de aplicações de controlo de motores extremamente sofisticadas em equipamentos como impressoras simples e multifunções obriga cada vez mais a suportar múltiplos canais de comunicação que podem comunicar com o dispositivo de controlo principal e dispositivos periféricos, interfaces para leitura de valor numéricos de múltiplos sensores e temporizadores que sejam capazes de gerar impulsos para controlo de motores, tal como motores passo-a-passo ou motores CC.

Tendo um número de pinos reduzido (64), o novo microcontrolador da Toshiba integra um interface série de 6 canais, um conversor A/D de 8 canais a 10-bit, interface de 5 canais SIO/UART para comunicação com o dispositivo de controlo principal e periféricos, e um temporizador de 10 canais com um Gerador Programável de Impulsos (PPG). Desta forma, o novo microcontrolador TMPM037FWUG elimina a necessidade de partes como circuitos integrados de extensão de interface e permite reduzir custos de produção. O microcontrolador tem igualmente uma função de processamento bit-band que suporá o acesso e controlo a dados específicos, aumentando a eficiência de manipulação e permitindo a optimização da capacidade da memória flash dos equipamentos finais.

Sendo baseado na mesma arquitectura ARM de base Cortex-M (CPU ARM Cortex-M0 a uma frequência máxima de 20 MHz) que os dispositivos das séries TX03 e TX04, o novo microcontrolador TMPM037FWUG permite também aumentar a eficiência e reduzir custos ao partilhar as ferramentas de controlo para o dispositivo de controlo principal em sistemas de dimensão média e grande.

As aplicações naturais para o novo microcontrolador da Toshiba vão desde as já referidas impressoras multifunções e electrónica de consumo em geral, até equipamentos digitais e equipamentos de automação industrial. 
 
  > Ver mais informações sobre este novo microcontrolador da Toshiba