A RS Components (RS) já está a aceitar encomendas das novas placas de desenvolvimento SparqEE, concebidas para oferecer, de maneira simples, ligações móveis e acesso à Internet aos projectos baseados nas plataformas Raspberry Pi e Arduino.

A gama inclui um total de sete placas SparqEE, disponíveis exclusivamente na RS, incluindo a CELLv1.0 – uma pequena placa de desenvolvimento móvel que utiliza um conjunto de chips de 2G + 3G para oferecer acesso wireless em todo o mundo. Isto significa que o módulo CELLv1.0 utilizará principalmente redes 3G e recorre a ligações 2G apenas quando não estiver disponível nenhuma rede 3G. Além disso, com dimensões de apenas 36 x 42 x 7 mm, a placa CELLv1.0  é o módulo wireless mais pequeno disponível actualmente no mercado.

A RS enviará cada placa SparqEE Cellv1.0 com um cartão SIM 3G com cobertura mundial. Os utilizadores podem aceder a uma página web e comprar dados através de cartão de crédito ou definir um sistema de débito directo para utilizar dados quando necessitem. O aumento da cobertura wireless das comunicações permite uma série de aplicações potenciais para os programadores e é ideal para projectos de pequenos débitos de dados que precisam operar em distâncias muito longas, inclusivamente noutro país ou continente. Os projectos adequados a estas plataformas são, por exemplo, os de baixa largura de banda baseados em sensores que enviam pequenas quantidades de dados através da Internet.

Para facilitar a compatibilidade, a nova gama inclui as placas shield ShieldRv1.0 e ShieldAv1.0, que ligam a placa CELLv1.0 respectivamente às placas Raspberry Pi e Arduino sem necessidade de cabos adicionais. Além disso,  são fornecidos cabos breakout individuais para as quatro placas SparqEE que permitem a ligação directa de qualquer destas placas às expansões shield.

As quatro placas adicionais incluem uma placa receptora GPSv1.0, que implementa um módulo GPS Antenova M10478 baseado no conjunto de chips GPS SiRFstarIV 9333; a placa POWERv1.0, que converte uma fonte de alimentação não regulada a carris de abastecimento de +5 V e +3.3V requeridos pelos sistemas de desenvolvimento integrados; a placa RELAYv1.0, que proporciona um relé com uma ampla gama de entradas para controlar periféricos de corrente e tensão elevadas e, finalmente, a placa ACCELv1.0, que proporciona um acelerómetro de três eixos com uma ampla gama de entradas, baseado no ADXL345 da Analog Devices.

As especificações de conectividade do módulo CELLv1.0 incluem WCDMA / HSDPA 2100/1900/900 MHz, 384Kbps ou DL3.6Mbps HSDPA e GSM / GPRS / EDGE 850/900/1800/1900 MHz. As opções de conectividade wireless incluem um interface série UART (3,3 V ou 5 V) e um conector USB 2.0. As especificações eléctricas incluem tensão de entrada de 3,7 a 5 V, alimentação através do cabo USB ou do conector de pinos; consumo de corrente inferior a 5 mA em modo de espera, geralmente inferior a 75 mA activa (sem serviços), e inferior a 500 mA (média em funcionamento) e 2,3 A máximo. Os controladores de software Windows, Linux e Android estão disponíveis através da ZTE.

As placas SparqEE já estão disponíveis para encomenda na RS Online com entregas previstas para o Outono.
 
  > Aceder ao site da RS Online