A RS Components (RS) confirma que, a partir do mês de Outubro de 2014, o popular controlador lógico programável Simatic S7-200 (PLC) da Siemens deixará de ser fabricado e será substituído pela nova geração Micro-SPS Simatic S7-1200, que oferece vantagens significativas a nível de preço e rendimento em relação ao modelo anterior. O controlador Simatic S7-1200 da Siemens combina tecnologia avançada com um interface de comunicações que proporciona um arranque rápido e um controlo ainda mais preciso.

O Simatic S7-1200 foi projectado para responder à crescente importância de soluções hardware flexíveis, modulares e escalonáveis, proporcionando potentes funções integradas fáceis de utilizar. Esta solução oferece cinco tipos diferentes de CPU e um desenho modular que se pode expandir com entradas e saídas adicionais. O sistema pode ser expandido através da instalação de painéis de sinal directamente no interface para aumentar facilmente o número de entradas/saídas digitais ou analógicas, sem afectar o tamanho físico do controlador.

As entradas e saídas do CPU também estão desenhadas para aplicações de controlo de movimento integrando a flexibilidade no módulo básico. As funções tecnológicas integradas incluem o controlo PID de processos em circuito fechado, movimento e controlo axial.

O controlador Simatic S7-1200 configura-se com o software STEP 7 Basic no Portal TIA (Totally Integrated Automation). Isto significa que os utilizadores têm acesso a uma ferramenta integral padrão para as suas operações de lógica, HMI e redes com o mesmo editor. Toda a navegação, símbolos e menus são comuns a todas as visualizações, o que faz com que o software seja intuitivo e de fácil aprendizagem.

O S7-1200 conta ainda com um interface Profinet integrado, standard em todos os CPUs e desenhado como interface de comutação de duas portas nos modelos maiores, suportando arquitecturas de distribuição com as suas entradas e saídas, HMI, drivers e outros dispositivos de campo Profinet. Esta característica é particularmente útil se o controlador funcionar em rede ou para ligar mais do que um dispositivo. Os módulos de expansão para comunicação Profibus estão disponíveis em separado.

Há também um módulo GPRS que suporta o acesso remoto desde praticamente qualquer ponto da instalação. É particularmente útil durante o tempo de actividade da instalação já que permite monitorizar e detectar falhas de forma remota, para que os responsáveis de manutenção possam obter antecipadamente informação dos diagnósticos transmitidos, ou solicitar os componentes de hardware necessários antes das visitas de manutenção.
 
A gama Simatic S7-1200 da Siemens está disponível na RS Online.
 
  > Visitar a RS Online para mais informação