Depois do anúncio feito pela fundação Raspberry Pi, há cerca de duas semanas, a RS Components (RS) já está a receber encomendas da nova placa Raspberry Pi Modelo B+. Baseada no modelo B, que alcançou grande sucesso com mais de três milhões de placas vendidas, o Modelo B+ incorpora uma série de melhorias e novas funcionalidades.

O modelo B+ reduz o consumo energético entre 20% e 30% graças à utilização de uma fonte de alimentação comutada mais eficiente em vez da fonte linear do modelo anterior. Por outro lado, o aumento da capacidade de GPIO deve-se à substituição do conector de 26 pinos por um conector de 40 pinos. A disposição dos primeiros 26 pinos é idêntica ao modelo B, sendo compatível com desenhos já realizados. O número de portas USB duplicou para quatro, não sendo necessária a utilização de um hub de portas USB para conectar diversos dispositivos como um teclado com cabo, um rato, um adaptador Wi-Fi ou um disco externo. A qualidade de saída de áudio também foi melhorada com algumas implementações relacionadas com o DSP.

Classificada como uma evolução da Raspberry Pi original, a nova placa Modelo B+ mantém o processador original BCM2835 e velocidade de relógio, corre o mesmo software e mantém a memória RAM nos 512MB. Em termos físicos, a nova placa tem também um aspecto mais “arrumado”, onde os conectores USB estão agora alinhados com as arestas da placa e a saída de vídeo composto tem um conector jack de 3,5mm, existindo quatro perfurações de montagem dispostas em quadrado, proporcionando a melhoria da estabilidade da placa quando integrada numa aplicação OEM. De acordo com as tendências actuais, o cartão SD standard foi substituído por um formato de cartão micro SD com encaixe de mola, muito mais amigável para os próprios cartões de memória.

A placa Raspberry Pi Modelo B+ está disponível na RS Online com entrega em 24 horas a um preço unitário de 26,05 Euros. O modelo B continua disponível para venda.
 
  > Encomendar no site da RS Online