A empresa de semicondutores Renesas Electronics anunciou a expansão do seu catálogo de soluções integradas de alimentação com o lançamento de inovadores reguladores de tensão 16V de tipo redutores síncronos, capazes de fornecer até 3A de corrente contínua com cargas de tensão tão reduzidas como 0,8V. Os novos circuitos integrados de potência são ideais para aplicações que exigem modos de muito baixo consumo, por exemplo em modo standby e sistemas que exigem redundância de alimentação em caso de corte da fonte principal. As aplicações principais destes novos dispositivos estão na área industrial, mas também na electrónica de consumo, sistemas de redes, redes de energia, etc.

“A evolução em semicondutores de alimentação tem criado um ambiente dinâmico que tem permitido uma forte inovação na gestão de consumos, aumentando a eficiência das aplicações existentes e nomeadamente um crescimento das aplicações que permitem a transmissão eficiente da energia”, afirma William Keeley, director de marketing sénior da Renesas Electronics. “Os técnicos de electrónica podem agora encarar estes dispositivos que estamos a anunciar como uma oportunidade para tornar a sua nova geração de soluções e produtos ainda mais eficientes”.

Ao reduzir a carga necessária sobre as fontes de alimentação primárias, estes novos dispositivos permitem reduzir o consumo e melhorar a dimensão dos próprios sistemas electrónicos, garantindo maior eficiência energética e menores custos BOM. Estes novos reguladores integrados – Simple Power Supply IC – da Renesas estão disponíveis em quatro séries diferentes de conversão CC/CC, com distintas tensões de saída e número de saídas. A funcionalidade de backup da bateria está disponível nos dispositivos das séries RAA23012X, RAA23013X, RAA23022 e RAA23023X. Cada série tem três versões diferentes, o que resulta num total de 12 novos dispositivos.

À medida que os sistemas electrónicos se têm vindo a tornar mais eficientes e compactos, nos últimos anos, a procura por blocos de alimentação com maior eficiência tem vindo também a aumentar exponencialmente. Um dos métodos mais comuns de reduzir o consumo consiste em incorporar modos que sustentem apenas as funções de modo dormente necessárias aos microcontroladores (MCU). No entanto, ao contrário dos MCUs, essa eficiência raramente abrange o próprio bloco da fonte de alimentação. O método comum de um par de díodos para criar redundância no circuito da bateria, em dispositivos de SRAM e MCUs – que precisam de corrente mesmo quando o sistema está inactivo – torna difícil desenhar equipamentos compactos. Além disso, os sistemas que exigem duas ou mais tensões diferentes, usam normalmente múltiplos circuitos integrados e componentes para fazer a gestão de diferentes tensões necessárias, aumentando custos e a dimensão dos sistemas.

Esta nova gama Simple Power Supply IC da Renesas tem agora um novo modo de auto PFM que reduz o consumo de conversão CC/CC para 100 µA, permitindo ter consumos significativamente inferiores ao das configurações CC/CC convencionais. Isto torna possível reduzir o consumo total do sistema, incluindo em microcontroladores, SoCs, etc., quando estes estão em standby. Por exemplo, o consumo total de sistema do MCU Renesas RX630, em modo suspenso de software e alimentado por um destes novos ICs reguladores, pode ser reduzido em 60% ou mais.

Quando a fonte de alimentação é desligada, o circuito integrado de backup da bateria comuta da função de saída CC/CC para alimentar os dispositivos que exigem alimentação permanente. Como o circuito está integrado no IC de alimentação, não existe necessidade de ter um par de díodos que antes eram necessários para monitorizar os níveis de tensão.

Os novos reguladores das séries RAA23022x e RAA23023x Reneses integram já dois conversores CC/CC no mesmo encapsulamento, incluindo MOSFETs, correcção de fase e circuitos de compensação de carga. Estas séries permitem assim a redução para metade do número de componentes, reduzindo substancialmente os custos totais dos sistemas.

A partir do final do mês de Setembro, 2014, a Renesas irá disponibilizar gratuitamente no seu website alguns exemplos de circuitos de configuração de backup e exemplos de sistemas que incorporam MCUs das séries RL78/G1X, SRAM, etc., para ajudar a melhorar a eficiência em novos desenvolvimentos. Além disso, para suportar o desenvolvimento, incluindo de novas fontes de alimentação, a Renesas vai oferecer placas de avaliação para os novos reguladores, já com MCUs e SoC integrados. O website da marca vai oferecer igualmente esquemáticos, recomendações de componentes e outras informações que ajudem a implementar estas novas soluções, com exemplos específicos para produtos com entradas de 5V, 12V e 24V.

Os novos reguladores vão estar disponíveis em três tipos de encapsulamento, com opções de um ou dois canais e diferentes tensões de saída: HTSSOP de 20 pinos, HTTSOP de 16 pinos e HLSOP de 8 pinos. Já é possível encomendar amostras de alguns dos reguladores, estando a produção em quantidade prevista para começar em Outubro de 2014.
 
  > Visitar a página especifica destes reguladores no website da Renesas