A empresa de semicondutores Renesas Electronics anunciou uma nova colaboração com a empresa sueca Pelagicore com o objectivo de acelerar a introdução de sistemas de rede integrados nos veículos baseados em Ethernet e no padrão Audio Video Bridging (AVB). A colaboração visa acelerar a disponibilidade de soluções avançadas e baseadas em padrões abertos, combinando a experiência da Renesas em arquitecturas Systems-on-Chip (SoC) e a sua plataforma R-Car, com as soluções de redes open-source da Pelagicore, permitindo assim criar sistemas multimédia avançados capazes de acompanhar o ritmo de inovação da indústria directamente no interior dos automóveis.
 
Os ambientes de rede para automóveis têm constituído um enorme desafio para a indústria. A Pelagicore é justamente uma empresa que se propõe contrariar o conservadorismo existente na indústria automóvel que tem hesitado demasiado tempo em adoptar as tecnologias mais inovadoras que permitem colocar os sistemas de entretenimento e informação integrados nos automóveis a par com a rápida evolução dos sistemas de electrónica de consumo. A aposta da Pelagicore consiste neste caso em utilizar o padrão de rede AVB para impulsionar essa evolução, sendo uma tecnologia aberta e que dispõe de amplo suporte na indústria, permitindo aos fabricantes criarem redes robustas e de baixa latência, com elevada qualidade de serviço.
 
Os sistemas que podem beneficiar desta colaboração incluem desde receptores de rádio, amplificadores e leitores digitais de conteúdos que se podem integrar com múltiplas fontes conectadas. Estes sistemas dependem de uma rede com largura de banda adequada integrada nos automóveis para assegurar a qualidade que os consumidores estão habituados a ter já em todo o lado. A Pelagicore entende também que o padrão AVB responde de forma adequada à necessidade de integração com sistemas de navegação conectados e múltiplas câmaras que estão cada vez mais a ser integradas nos automóveis, trazendo para a indústria automóvel os benefícios do padrão Ethernet, com todos os benefícios de economia de escala e software disponível.
 
Usando a plataforma R-Car H2 com suporte E-AVB, a Pelagicore criou uma implementação AVB em open source que demonstra o potencial em aplicações de entretenimento e informação (infotainment) no âmbito automóvel. Este desenvolvimento está directamente relacionado com o trabalho que a Pelagicore tem vindo a desenvolver no âmbito do consórcio GENIVI, de forma a criar uma stack de software de referência Ethernet AVB que esteja disponível a todos os membros em código aberto. A plataforma SoC R-Car H2 da Renesas foi neste caso escolhida pela empresa sueca por causa do suporte AVB, garantindo o nível de desempenho e precisão para aplicações de áudio e vídeo no interior de veículos. A Pelagicore e a Renesas consideram o conceito agora apresentado como uma primeira etapa de teste no plano existente de colaboração, existindo a intenção de mais desenvolvimentos conjuntos.
 
  > Visitar o website da Renesas Electronics
 
  > Visitar o website da Pelagicore (recomendado)