A fundação Raspberry Pi anunciou o lançamento de um novo modelo da sua popular plataforma. Classificada como uma evolução da Raspberry Pi original, a nova placa “Model B+” mantém o processador original e velocidade de relógio, actualizando essencialmente o design original em coisas como mais GPIO e USB. Os conectores GPIO cresceram agora para 40 pinos, retendo o mesmo esquema nos 26 pinos originais da versão Model B, enquanto a placa B+ apresenta agora quatro portas USB 2.0, em comparação com as duas do Model B, para além de melhor comportamento em hotplug e sobrecorrente.
 
Segundo a fundação Raspberry Pi explica no seu próprio site, nos dois anos que decorreram desde o lançamento da versão actual Raspberry Pi Model B, sempre esteve previsto a hipótese de ser feita uma actualização do hardware, de acordo com as sugestões de melhoramento mais requisitadas pelos utilizadores. A ideia não é lançar uma Raspberry Pi 2, mas sim fazer evoluir a Raspberry Pi original mantendo o mesmo preço.
 
Para além dos conectores GPIO e USB, outra das novidades – em linha com a evolução no mercado de consumo – foi a substituição do ultrapassado slot SD original por um Micro SD com encaixe de mola muito mais amigável para os cartões de memória.
Outra área que parece ter merecido grande atenção foi a redução dos consumos. A nova Raspberry Pi Model B+ substitui os reguladores lineares com modelos de comutação, conseguindo assim reduzir o consumo entre 0,5 e 1 watt.
Tendo em conta as vastíssimas aplicações que a Raspberry Pi tem tido no mercado nomeadamente em aplicações de media, esta versão Model B+ tem agora melhor qualidade de áudio. O novo circuito de áudio integra uma fonte de alimentação dedicada com menos ruído.
Em termos físicos, a nova placa tem também um aspecto mais “arrumado”, onde os conectores USB estão agora alinhados com as arestas da placa e a saída de vídeo composto tem um conector jack de 3,5mm, existindo quatro perfurações de montagem dispostas em quadrado.
 
Como dizíamos, a Model B+ usa o mesmo processador BCM2835 da versão Model B, corre o mesmo software e manteve a memória RAM nos 512MB. A fundação Raspberry Pi informa mesmo que irá continuar a fornecer a placa Model B sobretudo para as empresas que têm projectos industriais em curso, enquanto existirem encomendas.
 
Com um preço de 35 dólares como referência, esta placa Model B+ custa o mesmo que a anterior versão Model B, estando agora disponível nas lojas online da RS Components e element14.
 
  > Ver mais informações no site da fundação Raspberry Pi