A Microchip anunciou o lançamento do RN4020, o seu primeiro módulo Bluetooth 4.1 Low Energy.  Capitalizando na profunda experiência da Microchip em implementações Bluetooth Classic, o RN4020 possui já certificações mundiais reconhecidas pelos reguladores, assim como Bluetooth Special Interest Group (SIG).

A stack integrada Bluetooth Low Energy (BTLE) e o suporte integrado para os perfis SIG comuns de baixo consumo deste módulo permitem acelerar o tempo de lançamento de novas soluções no mercado, ao mesmo tempo assegurando compatibilidade Bluetooth, eliminando custos de certificação e reduzindo os riscos de desenvolvimento. O módulo vem igualmente pré-configurado com o perfil Microchip Low-energy Data Profile (MLDP), permitindo implementar facilmente qualquer tipo de stream de dados numa ligação BTLE.

Como o RN4020 é um módulo de expansão tipo “stack-on-board”, pode ser ligado a qualquer microcontrolador através de um simples interface UART, nomeadamente a centenas de microcontroladores PIC, ou pode funcionar em modo autónomo sem um microcontrolador, para recolha básica de dados e comunicação, tal como um beacon ou sensor.  Este modo de operação autónoma é facilitado pela capacidade única de scripting sem compilação da Microchip, a qual permite a configuração do módulo através de uma simples interface de comando ASCII, sem serem necessárias ferramentas ou compilador.

Em aplicações embebidas altamente sensíveis aos custos, este módulo é ideal para quem procura soluções prontas a usar que tornem fácil acrescentar capacidades de baixo consumo e a simplicidade da conectividade através de Bluetooth LE, permitindo nomeadamente vários anos de operação com uma única bateria e beneficiando de uma vasta base instalada de smartphones, tablets e computadores compatíveis. Alguns exemplos de mercados que beneficiam destas soluções de comando-e-controlo wireless de baixo consumo incluem soluções de automação doméstica e electrodomésticos; dispositivos médicos e dispositivos transportáveis ou “wearables”; brinquedos, etiquetas electrónicas, porta-chaves e controlos remotos; sistemas de sensores de impulsos e proximidade; e mesmo aplicações industriais.

O módulo RN4020 Bluetooth LE Smart da Microchip inclui todo o hardware, software e certificações necessárias para implementar facilmente este tipo de conectividade de baixo consumo a qualquer projecto, facilitando o processo EPL (End Product Listing) através de testes de compatibilidade QDID Bluetooth. Todos os perfis programáveis são armazenados e seleccionáveis no próprio módulo, incluindo o flexível perfil MLDP da Microchip e os perfis comuns Bluetooth SIG low-energy.

Para além dos perfis públicos comuns torna-se possível criar serviços privados através da interface de comando ASCII. O RN4020 integra igualmente uma antena na própria placa, com uma potência de transmissão de 7 dBm e uma sensibilidade de recepção de -92.5 dBm, permitindo um alcance de 100 metros num formato compacto de apenas 11,5 x 19,5 x 2,5 milímetros.

A Microchip anunciou igualmente a placa de desenvolvimento RN4020 Bluetooth Low Energy PICtail/PICtail Plus (RN-4020-PICtail), disponível de imediato. Esta placa permite o desenvolvimento de código através de ligação USB a um PC, assim como através de interface integrado In-Circuit Serial Programming para as ferramentas PICkit ou MPLAB REAL ICE da Microchip. A placa permite igualmente tirar partido de investimentos existentes em placas de desenvolvimento da Microchip com um interface PICtail, tal como a Explorer 16, PIC18 Explorer e a Placa de Expansão PIC32 I/O. Adicionalmente, o microcontrolador PIC18 eXtreme Low Power (XLP) já integrado permite que a placa PICtail possa correr em modo autónomo, alimentada via USB pelo hospedeiro, o que permite demonstrações portáteis e testes de conceito.

O módulo RN4020 Bluetooth Low Energy mede apenas 11,5 x 19,5 x 2,5 milímetros e está disponível de imediato.
 
  > Visitar o website da Microchip para mais informações sobre este módulo