A National Instruments e a Quanser, um fabricante canadiano de sistemas robóticos e mecanotrónicos, anunciaram a disponibilidade do sistema Quanser QUBE-Servo, através da NI. O sistema NI myRIO combinado com o novo Quanser QUBE constitui uma solução ideal para ensino, permitindo fazer experiências com conceitos de controlo numa perspectiva prática.

O sistema QUBE é um servomotor CC com escovas desenvolvido especificamente como plataforma para ensinar a teoria de controlo. Trata-se de um sistema compacto, combinado com dois acessórios conectados magneticamente – um disco de inércia para introdução a conceitos como controlo PID e um pêndulo invertido para conceitos avançados.

Integrando ferramentas de formação modulares que se adaptam a diferentes programas de formação, a combinação do sistema NI myRIO e do QUBE integram-se totalmente com o NI LabVIEW Real-Time para aplicações de controlo em tempo real de elevado desempenho e criam uma plataforma que permite aprender conceitos básicos de mecanotrónica e controlo embebido..

Em acções de formação, o sistema NI myRIO e o QUBE permitem ensinar a configurar processos de controlo sem ser necessário mais nenhum equipamento. O QUBE foi desenhado especificamente para se integrar com o NI myRIO, e liga-se directamente à porta MXP com o cabo incluído. O software está igualmente integrado e inclui o Quanser Rapid Control Prototyping (RCP) Toolkit que funciona com o software LabVIEW da National Instruments. Combinado com o módulo de simulação NI LabVIEW Control Design and Simulation Module e com o módulo NI LabVIEW Real-Time, o Quanser RCP Toolkit simplifica toda a programação necessária para a ligação ao hardware e os alunos podem assim focar-se a aprender os controlos sem terem que estar a desenvolver drivers.

Esta combinação de hardware e software inclui todo o material didático para as acções de formação, reforçando as possibilidades de aplicação a diferentes níveis de ensino. Aliás, a Quanser e a NI tentaram adaptar todo o material didático aos diferentes níveis de ensino, configurando todos os exercícios em secções específicas dos oito manuais de ensino sobre controlo mais utilizados. Estes materiais incluem guias sobre como modificar os módulos assim como desenvolver módulos adicionais para que seja possível evoluir para experiências mais adaptadas às necessidades dos níveis mais avançados. Uma amostragem do material QUBE courseware pode aliás ser descarregado gratuitamente para consulta do índice de conteúdos e análise de alguns dos seus módulos.

Tal como os responsáveis da National Instruments explicam, a experiência de ensino com o NI myRIO e o QUBE permite ganhar experiência prática sobre LabVIEW e sobre o sistema reconfigurável RIO, ao mesmo tempo que se faz a introdução à teoria dos sistemas de controlo e se aperfeiçoam as capacidades de programação com sistemas embebidos. Uma experiência que permite mais tarde desenvolver algoritmos de controlo mais complexos e ganhar uma compreensão maior de como programar sistemas embebidos numa indústria que se está a tornar cada vez mais complexa.

O sistema QUBE foi desenhado pela Quanser de forma a que os estudantes possam montar e desmontar todo o conjunto, sendo suficientemente robusto para poder ser usado repetidamente com um mínimo de manutenção. Sendo uma empresa com experiência no ensino, a Quanser tenta colocar estas soluções no mercado ao menor custos possível para que um máximo de alunos possam ter experiências práticas.
A National Instruments tenta reflectir esta política acessível ao comercializar agora este pacote completo de formação.
 
  > Visitar o site da National Instruments para mais informações sobre o NI myRIO e o Quanser QUBE-Servo