A Microchip anunciou o lançamento de uma nova família de microcontroladores (MCUs) PIC32MX1/2 em configurações de 256/64 KB de capacidade Flash/RAM.  Estes novos MCUs são complementados por completas ferramentas e software da Microchip para suporte de novos projectos que incluam áudio digital com Bluetooth, áudio USB, gráficos, sistemas tácteis e controlo embebido genérico.

Estes MCUs são uma expansão das populares séries PIC32MX1/2 de microcontroladores 32-bit de baixo custo em encapsulamentos compactos. Agora, oferecem ainda mais opções de memória Flash e RAM e um conjunto de periféricos ainda mais completo, a um custo ainda mais baixo. Os PIC32MX1/2 integram uma enorme variedade de funcionalidades, incluindo interface I2S para áudio digital, maiores configurações de memória e um desempenho de 83 DMIPS para executar aplicações de áudio Bluetooth e controlo avançado, CTMU para sensibilidade ao toque capacitiva, PMP a 8-bit para gráficos ou memória externa, 13 canais de conversão ADC a 10-bit e 1 Msps e periféricos de comunicação série. A série PIC32MX2 suporta também funcionalidades USB-device/host/OTG.

Para além dos periféricos em hardware, o novo ambiente de desenvolvimento em software MPLAB Harmony da Microchip que suporta estes dispositivos simplifica o ciclo de desenvolvimento ao integrar já o suporte de licenciamento e revenda por parte da Microchip, juntamente com middleware, drivers, bibliotecas e RTOSs de terceiros. Os pacotes de software já disponíveis da Microchip incluem suites de desenvolvimento para áudio Bluetooth, bibliotecas de filtros de equalização áudio, vários descodificadores áudio incluindo AAC, MP3 e bibliotecas de conversão SBC e de frequência de amostragem, stacks USB e bibliotecas gráficas e de interfaces tácteis. Ferramentas que tornam possível reduzir o tempo de desenvolvimento de novas aplicações que incluam áudio digital Bluetooth e, de modo geral, para electrónica de consumo, aplicações industriais e controlo embebido genérico.    

Os MCUs PIC32MX1/2 estão orientados para aplicações de consumo de baixo custo, tal como colunas Bluetooth, suportes de docagem para leitores digitais, auscultadores com cancelamento de ruído, sistemas de entretenimento e informação (vulgo infotainment), relógios-rádio despertadores e colunas em formato soundbar para sistemas de entretenimento, assim como ecrãs tácteis com teclas e sliders, e conectividade USB device/host/OTG. No mercado de aplicações médicas e industriais, incluem-se igualmente auscultadores com redução de ruído com especificações industriais, assim como displays com capacidades de interface táctil.

A série PIC32MX1/MX2 é suportada pelo Ambiente Integrado de Desenvolvimento (IDE) MPLAB X da Microchip e pelo Compilador MPLAB XC32 para PIC32, ambos gratuitos. Ferramentas de desenvolvimento para aplicações específicas com suporte para as séries PIC32MX1/MX2 incluem o Módulo Plug-in PIC32MX270F256D (MA320014) para as placas de desenvolvimento Explorer 16 e o Módulo Plug-in PIC32MX270F256D (MA320013) para o Kit de Desenvolvimento Áudio Bluetooth.

Estes novos MCUs PIC32MX1/2 estão disponíveis desde já em encapsulamentos QFN, SOIC, SPDIP e SSOP de  28-pinos, assim como QFN, TQFP e VTLA de 44-pinos.
 
  > Visitar o site da Microchip para mais informações