A Microchip anunciou, directamente nos eventos EE Live! e Embedded Systems Conference em San Jose, o lançamento da sua nova família de microcontroladores (MCUs) PIC16(L)F170X e PIC16(L)F171X a 8-bit, os quais combinam um conjunto enriquecido de periféricos analógicos e independentes do núcleo, com a melhor relação custo-benefício e tecnologia de baixo consumo eXtreme Low Power (XLP). Disponíveis em encapsulamentos de 14-, 20-, 28- e 40/44-pinos, esta família de MCUs PIC16F170X/171X com 11 membros, integra dois Op Amps para alimentar malhas de controlo analógicas, amplificação de sensores e acondicionamento básico de sinais, ao mesmo tempo reduzindo o custo de sistema e o espaço na placa.
 
Estes novos dispositivos oferecem também capacidade de detecção de passagem a zero (Zero Cross Detect - ZCD) para simplificar o controlo TRIAC e minimizar as emissões EMI causadas por transientes. Estes são também os primeiros MCUs PIC16 com capacidades de Selecção de Pinos para Periféricos, uma função de mapeamento dos pinos que permite a flexibilidade de atribuir os pin-outs em muitas funções periféricas. Os PIC16F170X/171X são MCUs de aplicação genérica ideais para uma vasta gama de projectos, tal como electrodomésticos, ferramentas e máquinas de barbear; equipamentos médicos portáteis incluindo medidores de tensão arterial, medidores de glucose e pedómetros; assim como em iluminação LED; carregadores de baterias; fontes de alimentação e controlo de motores.
 
A família PIC16F170X/171X integra Periféricos Independentes do Núcleo (CIP), tal como Célula de Lógica Configurável (CLC), Saída de Gerador Complementar (COG) e Oscilador de Controlo Numérico (NCO). Estes periféricos “auto-sustentáveis” permitem levar o desempenho destes MCU PIC a 8-bit para um patamar inteiramente novo, uma vez que permitem executar tarefas sem código dedicado ou supervisão de CPU para garantir as operações. Como consequência, permitem simplificar a implementação de sistemas de controlo complexos, aumentando a flexibilidade para inovar.
 
O periférico CLC permite criar lógica customizável e interligações específicas à sua aplicação, reduzindo assim a quantidade de componentes externos, poupando espaço de código e acrescentando funcionalidades. O periférico COG é um poderoso gerador de formas de onda que é capaz de gerar formas de onda complementares com controlo preciso sobre os principais parâmetros, tal como fase, banda morta, intervalos de extinção, estados de paragem por emergência e estratégias de recuperação de erros. Desta forma, garante uma solução com excelente relação custo-benefício, poupando espaço em placa e custo de componentes, por exemplo, para alimentar circuitos FET em meia-ponte e ponte-completa para aplicações de controlo e conversão de corrente. O NCO é um gerador de frequência linear com precisão programável que vai de <1 Hz até 500 kHz+. Oferece assim um desempenho melhorado, simplificando projectos que exigem um controlo preciso de frequência linear, tal como em sistemas de controlo de iluminação, geradores de sinais de teste, circuitos de sintonia rádio e balastos fluorescentes.
 
Os novos MCUs integram até 28 KB de memória Flash programável com auto-leitura/escrita, até 2 KB de RAM, um ADC a 10-bit, um DAC a 5-/8-bit, módulos PWM de captura-comparação, módulos PWM autónomos a 10-bit e comparadores de alta velocidade (com uma resposta típica de 60 ns), para além de interfaces EUSART, I2C e SPI. Como integram tecnologia XLP de baixo consumo, permitem um consumo típico em modo activo de apenas 35 µA/MHz e 30 nA, respectivamente, ajudando a prolongar a vida da bateria e a reduzir os consumos em modo de standby.
 
A família PIC16F170X/171X é suportada pela suite standard de ferramentas de desenvolvimento da Microchip, incluindo o PICkit 3, MPLAB ICD 3, PICkit 3 Low Pin Count Demo Board, PICDEM Lab Development Kit e PICDEM 2 Plus. O Configurador de Código MPLAB é uma ferramenta gratuita que permite gerar código C de forma simples e fácil de entender para inserir em qualquer projecto. Actualmente suporta apenas os PIC16F1704/08, estando previsto que venha a suportar os PIC16F1713/16 em Abril, e posteriormente toda a restante família destes MCUs.
 
Mais informações sobre estes novos MCUs no website da Microchip:
 
  > www.microchip.com/get/H4FJ   > www.microchip.com/get/4FJP