A Microchip anunciou uma expansão da sua oferta de microcontroladores (MCUs) PIC eXtreme Low Power (XLP) agora com a família PIC24F “GB2” que acrescenta um motor de encriptação hardware integrado, um Gerador de Números Aleatórios (RNG) e chave de armazenamento Programável-Uma-Vez (OTP) para protecção de dados em aplicações embebidas. Os dispositivos PIC24F “GB2” oferecem até 128 KB de Flash e 8 KB de RAM em encapsulamentos compactos de 28- ou 44-pinos, ideais para aplicações alimentadas a bateria ou portáteis, tal como concentradores de sensores para dispositivos “Internet of Things” (IoT), sistemas de controlo de acessos e fechaduras electrónicas.

Existem várias funções de segurança integradas na família PIC24F “GB2” para proteger os dados embebidos. O completo motor de encriptação em hardware suporta os padrões AES, DES e 3DES, ao mesmo tempo reduzindo a complexidade do software, o consumo de corrente e permitindo processamento mais rápido.

Este é outro exemplo de Periféricos Independentes do Núcleo da Microchip, capazes de funcionarem sem supervisão de CPU. Além disso, o Gerador de Números Aleatórios cria chaves de encriptação, desencriptação e autenticação de dados de forma aleatória, proporcionando assim um nível mais elevado de segurança. Para protecção adicional, a chave de armazenamento Programável-Uma-Vez (OTP) previne que a chave possa ser lida ou reescrita. Estas funcionalidades de segurança aumentam a integridade dos dados embebidos sem sacrificar o consumo de corrente.

Com a tecnologia XLP, a família “GB2” atinge um consumo de 180 µA/MHz em modo activo e 18 nA em modo suspenso, permitindo assim prolongar a duração da bateria em aplicações portáteis.    

Para conectividade, a família “GB2” integra ligações USB em modo device ou host, assim como UART com suporte ISO7816, útil por exemplo para aplicações com smartcards.  Com estas funcionalidades, os dispositivos PIC24F “GB2” protegem os dados embebidos ao mesmo tempo conservando e maximizando a duração da bateria, tudo em encapsulamentos compactos como QFN de 28-pinos para aplicações médicas e de fitness, tal como pedómetros, dispositivos de fitness transportáveis e dispositivos portáteis; aplicações de computadores tal como periféricos de PC, impressoras e acessórios portáteis; e aplicações industriais incluindo fechaduras de segurança, sistemas de controlo de acesso, câmaras de segurança, terminais POS, leitores de smartcards, medidores de gás/aquecimento e concentradores de sensores para IoT.

A Microchip oferece igualmente uma gama flexível de módulos wireless certificados para Wi-Fi, ZigBee, Bluetooth e Bluetooth Low Energy, tornando mais fácil acrescentar ligações sem fio a qualquer aplicação dos PIC24 “GB2”. A combinação da família PIC24F “GB2” com as soluções wireless embebidas da Microchip permite obter conectividade sem fio de baixo consumo para dispositivos ligados à Internet, para além de permitir maior velocidade de processamento e reduzir os custos.

A família PIC24F “GB2” é suportada pela suite standard de ferramentas de desenvolvimento da Microchip, incluindo a Placa de Desenvolvimento Explorer 16, o Módulo Plug-in para USB e para Aplicações Não-USB e a Placa Secundária USB PICtail Plus. Além disso, é possível acrescentar ligações wireless usando uma das Placas Secundárias Wireless PICtail da Microchip, incluindo a Placa de Desenvolvimento WiFi PICtail e a Bluetooth LE PICtail/PICtail Plus.

Existem variantes destes dispositivos disponíveis com USB e sem USB, em encapsulamentos TQFP e QFN de 44-pinos e SOIC, SSOP, SPDIP e QFN de 28-pinos, todos já disponíveis de imediato para amostragem e produção em quantidade.
 
  > Visitar o website da Microchip para mais informações