A Keysight Technologies (a nova designação da anterior divisão de teste e medida da Agilent) anunciou a disponibilidade de uma nova opção de análise no domínio da frequência (FDA) para os seus osciloscópios em tempo real onde, pela primeira vez na indústria, são os próprios utilizadores a definir a extensão do espectro.

A nova opção FDA amplia as capacidades dos osciloscópios das séries Keysight Infiniium e InfiniiVision permitindo agora a aquisição de sinais e a sua visualização no domínio da frequência no osciloscópio, assim como fazer medições neste domínio. A opção N8832A-001 inclui a aplicação, o código fonte da aplicação e software MATLAB, permitindo maiores capacidades de teste e medida com estes instrumentos.

A aplicação FDA fornece importantes capacidades de análise em frequência incluindo visualização de potência de densidade espectral (PSD) e espectrograma, normalmente existentes exclusivamente em analisadores de espectro e software especializado de análise no domínio da frequência. Além disso, as medições feitas no domínio de frequência incluem picos relevantes na PSD e largura de banda, relação sinal ruído, distorção harmónica total (THD), SFDR e erros de frequência, permitindo manter a capacidade de osciloscópio na aplicação para configuração de medições repetidas. Opcionalmente, torna-se possível ter acesso a comandos SCPI (Standard Commands for Programmable Instruments) adicionais para configuração avançada.

A aplicação permite igualmente a inserção de comandos customizados de processamento de sinais antes da visualização no domínio de frequência, permitindo assim efectuar análise avançada, sendo igualmente possível a análise no domínio temporal, em directo ou depois da aquisição, através do software MATLAB. A Keysight continua a ser a única empresa de instrumentação de teste e medida que vende e suporta o software MATLAB directamente, oferecendo assim uma solução completa. O software MATLAB está incluído na opção de aplicação Keysight N8832A-001.
 
“Esta aplicação FDA oferece formas bastantes importantes de visualizar e fazer medições no domínio da frequência com um osciloscópio em tempo real, ampliando as capacidades tradicionais destes instrumentos e permite superar desafios específicos de análise de sinais”, explica Dave Cipriani, vice-presidente e director geral da divisão de osciloscópios e protocolos da Keysight. “Além disso, se um projecto ou medição exigir análise no domínio da frequência para além das capacidades convencionais existentes, torna-se possível adaptar toda a solução para ir ao encontro dessas necessidades”.
 
Esta nova opção de aplicação Keysight N8832A-001 tem um preço de $5000 e está disponível de imediato.
 
  > Mais informação sobre a opção N8832A-001 de análise no domínio de frequência para os osciloscópios da Keysight