A empresa NXP Semiconductors anunciou que está já a produzir dois novos sistemas LCD chip-on-glass (COG) – modelos PCA8539 e PCA2117 – especificamente desenhados para alimentar soluções de ecrãs de alinhamento vertical (VA). Estes drivers COG LCD proporcionam um contraste mais elevado, imagem de fundo mais negra, maior ângulo de visão e uma excelente qualidade de imagem, mesmo a temperaturas mais elevadas.
 
Tal como explica Grahame Cooney, General Manager da NXP Semiconductors, “os ecrãs de alinhamento vertical estão a tornar-se mais populares, não apenas em aplicações em automóveis mas também em electrodomésticos, dispositivos médicos e muitas outras aplicações de consumo e industriais, onde é necessário dispor de ecrãs LCD fiáveis e de alto contraste. Ao desenharmos os drivers LCD chip-on-glass específicos para alimentar displays VA, conseguimos responder às necessidades dos maiores fabricantes de automóveis”.
 
Os ecrãs de alinhamento vertical (VA) oferecem múltiplas vantagens mas exigem normalmente uma tensão de alimentação mais elevada e uma frequência de imagem mais alta, comparativamente a outras tecnologias de ecrã, nomeadamente os TN (twisted nematic) convencionais. Os drivers PCA8539 e PCA2117 permitem alimentar um LCD com uma tensão até 16V com compensação precisa de temperatura programável por software de forma a atingir um contraste mais alto e mais estável com temperaturas operacionais numa gama entre −40°C até 105°C. Os novos drivers COG integram também um oscilador integrado com frequência de imagem calibrada e programável entre 45 Hz até 360 Hz. Estes drivers podem ser usados com ecrãs convencionais TN e qualquer tipo de cor de backlight ou sistema de retroiluminação.
 
O modelo PCA8539 é um driver LCD que gera sinais para qualquer tipo de ecrã LCD estático ou multiplexado com até 18 backplanes, 100 segmentos e gráficos até 1800 elementos. Idealmente pensado para alimentar ecrãs VA em ambientes mais extremos, o PCA8539 tem ainda conformidade AEC-Q100 para aplicações na indústria automóvel, tal como em unidades de controlo de climatização, instrumentação e sistemas de entretenimento e informação no interior do carro. O PCA8539 está também optimizado para alimentar ecrãs de dimensão até 7” e para suportar caracteres Chineses e Japoneses.
 
Por seu lado, o driver PCA2117 pode alimentar até 2 linhas de 20 caracteres mais 200 ícones adicionais, com conjuntos de caracteres disponíveis a pedido. Este dispositivo mais simples tem uma memória RAM para os caracteres, podendo armazenar até 48 caracteres programados pelo utilizador. O PCA2117 tem conformidade AEC-Q100 grau 2 com uma temperatura operacional entre -40 até 105°C.
 
É possível já encomendar amostras e placas de demonstração para os dois sistemas.
 
  > Ver aqui um vídeo sobre esta tecnologia de ecrãs da NXP
 
  > Mais informações sobre este produtos