Desde soluções para a “Internet of Things” e casas inteligentes, até soluções para dispositivos móveis 4G LTE, novas soluções de armazenamento SSD, infraestruturas em cloud e outras aplicações, a Marvell conseguiu ser o centro das atenções na Computex Taipei deste ano.
 
A Marvell é um reconhecido fabricando de soluções integradas e a aposta da marca em soluções para aplicações Internet of Things (IoT) e soluções Kinoma para casas inteligentes, foi sem dúvida um dos centros de atenção para todos os responsáveis de fabricantes OEM e empresas de desenvolvimento que visitaram o certame que decorreu de 3 a 6 de Junho, 2014.
 
No campo das soluções IoT, a Marvell demonstrava uma das mais completas gamas de microcontroladores e plataformas de desenvolvimento para aplicações wireless do mercado. A nova gama de produtos wireless da Marvell, suportada pela plataforma de software EZ-Connect da marca, inclui agora o microcontrolador MW300 Wi-Fi, o microcontrolador MB300 Bluetooth e o microcontrolador MZ100 ZigBee.
 
Nesta família inclui-se igualmente a bem sucedida plataforma Kinoma da Marvell para dispositivos conectados e aplicações IoT. No seu conjunto, estas novas propostas da Marvell vão permitir à indústria electrónica acelerar o desenvolvimento de novas aplicações IoT, tal como os novos dispositivos “wearable”, automação doméstica, segurança residencial, monitorização de saúde, electrodomésticos inteligentes, acessórios e controlos remotos para electrónica de consumo, conectividade nos automóveis, iluminação, Internet industrial, etc.
 
A aplicação gratuita Kinoma Connect para streaming de conteúdos em ambientes domésticos foi um dos destaques nestas apresentações, estando já disponível para plataformas iOS e Android. Esta app permite reproduzir podcasts, música, vídeos e ver fotos directamente em televisores conectados (vulgo Smart TVs) e ouvir música através de colunas sem fio com suporte para o padrão DLNA.
 
Soluções Internet das Coisas
As soluções de silício apresentadas pela Marvell na Computex 2014 ligam precisamente a plataforma de software EZ-Connect com a nova geração de microcontroladores da marca. Os novos sistemas MW300 Wi-Fi, MB300 Bluetooth e MZ100 ZigBee constituem soluções integradas system-on-chip (SoC) que têm a vantagem de contarem desde logo com um vasto ecossistema de soluções compatíveis de outros fabricantes para acelerar o desenvolvimento.
 
A plataforma de software EZ-Connect fornece uma aplicação pronta para produção com protocolos de comunicação padrão da indústria, SDKs fáceis de implementar e interfaces de programação API, tornando fácil explorar todo o potencial desta nova geração de microcontroladores e acelerar todo o processo de desenho de novos produtos.
 
O dispositivo MW300 Wi-Fi é a primeira solução SoC num único chip a combinar conectividade Wi-Fi 802.11n com um microcontrolador completo. Este nível de integração permite reduzir significativamente o consumo, com modos optimizados para modos dormentes e alimentação a bateria, sendo possível construir soluções funcionais com um único cristal, memória flash QSPI e antena, tudo num único rail.
 
A solução permite igualmente ligações simples com sensores, actuadores e outros componentes, através de interfaces integrados, incluindo SPI, I2C, UART a I2S, com suporte de funções PWM, ADC e DAC que permitem reduzir o número de componentes extra e o tamanho da placa de circuito.
 
Para implementar aplicações de streaming de áudio e vídeo com base no SoC MW300 Wi-Fi é possível explorar todo o potencial do poderoso processador Cortex-M4F integrado com suporte DSP e co-processamento matemático, grande capacidade SRAM e interface USB 2.0 OTG. Em ligação ao software EZ-Connect esta solução permite implementar suporte de padrões web, como HTTP, TLS/SSL, BSD Sockets, Web-Sockets, JSON e XML, fornecendo assim uma solução ideal para integração com serviços em cloud. A solução suporta igualmente actualizações de firmware over-the-air (OTA), permitindo actualizar a aplicação com apenas algumas linhas de código, assim como estabelecer modelos de comunicação em modo P2P e dispositivo a dispositivo de forma segura.
 
Da mesma forma, o microcontrolador MB300 Bluetooth é a primeira solução SoC no mercado com suporte Bluetooth 4.1 em modo duplo e um microcontrolador integrado, suportando assim directamente aplicações de voz com um ADC de alta resolução e ligação directa a um microfone. Da mesma forma a solução dispõe de um conjunto completo de interfaces, incluindo SPI, I2C, UART, I2S, com suporte PWM, ADC, DAC e ACOMP, infravermelhos, controlo de acesso Keyscan, entre outras funcionalidades, reduzindo igualmente o número de componentes externos e a dimensão da PCI.
 
Finalmente, o novo dispositivo MZ100 ZigBee é uma solução SoC avançada com suporte 802.15.4/ZigBee e microcontrolador integrado, oferecendo melhor desempenho RF e a melhor coexistência possível com sistemas Wi-Fi e Bluetooth. Dispõe igualmente de interfaces SPI, I2C, UART, funções PWM, ADC, DAC e ACOMP, com stack de software completo com suporte das normas ZLL, ZHA e 6LoWPAN.
 
  > Visitar o website da Marvell para mais informações