A empresa norte-americana líder  em impressoras 3D de formato compacto, MakerBot, confirmou a sua expansão na Europa com a abertura de escritórios em Estugarda, na Alemanha. A MakerBot é uma subsidiária da Stratasys e tem vindo a crescer rapidamente a nível global, à medida que as suas soluções de impressão 3D em formato desktop se vêm popularizando. Por isso, a expansão internacional, com a criação da MakerBot Europe é apenas o primeiro passo.

Segundo a MakerBot explica, os seus produtos têm vindo a liderar o mercado das impressoras 3D não apenas nos Estados Unidos mas também em praticamente todos os países da União Europeia. Por isso, para acelerar a expansão, a empresa decidiu comprar a empresa que já há vários anos vinha distribuindo os seus produtos na Alemanha, a Hafner.

Esta aquisição dá lugar à criação da MakerBot Europe, a partir de onde passará a ser feita a gestão de toda a rede de distribuição na Europa Central e de Leste. Os actuais distribuidores e revendedores da MakerBot da região passam assim a reportar à MakerBot Europe, onde a organização será liderada por Alexander Hafner, agora director geral da nova divisão e que era antes o dono e presidente da Hafner desde a sua fundação, em 1988.

Segundo explica Jenny Lawton, presidente da MakerBot, “o Alexander Hafner foi um dos parceiros de longa data da MakerBot e tem um grande conhecimento dos nossos produtos, da impressão 3D, das soluções de design e do mercado Europeu. Estamos muito contentes por a sua equipa passar a desempenhar um papel importante na família MakerBot, representando a empresa junto dos distribuidores e revendedores Europeus.”

A Hafner já tem vários anos de experiência a vender e dar suporte técnico aos produtos da MakerBot e a Alemanha tem vindo a ser um dos principais centros para a indústria de impressão 3D e um dos mercados mais dinâmicos a nível global, tornando a opção por uma empresa alemã numa opção natural para a criação da MakerBot, explicam igualmente os responsáveis da marca.

O próprio Alexander Hafner afirma-se convicto do potencial de crescimento da tecnologia de scanner e impressão 3D e acredita que a Europa irá representar um dos mercados mais importantes para a MakerBot, uma vez que a marca tem vindo a concentrar os seus principais esforços de marketing exclusivamente nos Estados Unidos. A criação da MakerBot Europe irá permitir assim que a promoção da tecnologia de impressão 3D se torne ainda maior.
 
  > Saber mais sobre a MakerBot