A empresa belga Melexis Technologies lançou o MLX92242, um novo circuito integrado avançado interruptor/trinco de efeito Hall. Este dispositivo integrado contém um regulador de tensão (que permite uma ampla gama de tensões operacionais), assim como um elemento de sensor Hall e um driver de saída configurado como dreno de corrente, tudo numa encapsulamento compacto de baixo perfil. A sua principal característica é a memória não volátil EEPROM integrada que permite aos fabricantes OEM utilizar o MLX92242 com programação de fim de linha (end-of-line, EOL) eliminando assim todas as tolerâncias mecânicas dentro da aplicação.
 
A memória programável é usada para configurar as várias tolerâncias que é necessário definir para aplicações específicas (através do pino VDD do dispositivo) e, se necessário, reajustadas antes de serem fixadas. A gama e resolução dos limiares magnéticos programáveis e os coeficientes de sensibilidade térmica permitem que o sensor trabalhe em conjunto com um íman de forma a implementar um sistema sensor de proximidade. A compensação de temperatura programável do MLX92242 significa que este pode ser usado com todo o tipo de ímanes (incluindo materiais de ferrite de baixo custo). O resultado é um comutador de proximidade económico e compacto que serve para determinar limites de posição, detecção de proximidade e para aplicações de codificação.
 
Aquilo que diferencia o MLX92242 de outros dispositivos deste tipo é o facto de suportar dois fios em vez de ter uma implementação de 3 fios, precisando apenas de pinos VDD e GND, mas oferecendo na mesma capacidades de diagnóstico para responder a problemas que possam ocorrer. A vantagem deste desenho consiste em se necessitar de menos condutores/cablagem, permitindo a sua implementação em espaços muito mais confinados e reduzindo o peso total de sistema. A gama de tensões operacionais vai de 2,7V a 24V, permitindo máxima flexibilidade.
 
O MLX92242 está orientado sobretudo a aplicações automóveis, tal como detectores de colocação de cintos de segurança, sensores de posição de assentos, elevadores de janelas, etc. Pode igualmente ser implementado em aplicações remotas, onde exista alguma distância da unidade electrónica de controlo (ECU). Existem igualmente várias outras aplicações industriais e de segurança que podem beneficiar deste dispositivo. O sofisticado sistema proprietário de cancelamento de desvios no próprio núcleo magnético permite um processamento mais preciso e rápido dos dados adquiridos pelo elemento sensor, sendo ao mesmo tempo mais resistente a flutuações de temperatura e outras formas de stress que são inerentes aos ambientes automóveis e industriais. O dispositivo é igualmente bastante resistente a fenómenos de descargas electroestáticas (ESD), tendo conformidade com a norma ESD de 8kV para o corpo humano e podendo funcionar com temperaturas que vão desde -40°C até 150°C. Incorpora igualmente mecanismos de protecção face a inversão de tensão de alimentação e bloqueio por sobretensão. O dispositivo é fornecido em encapsulamentos à escolha TO-92-Flat de 3 pinos para montagem por inserção ou TSOT de 3 pinos para montagem de superfície.
 
  > Visitar o website da Melexis para mais informações