A Microchip anunciou o lançamento do MCP8063, um driver de motor altamente integrado, económico e com certificação AEC-Q100 da indústria automóvel que garante um desempenho superior, num encapsulamento DFN de 4x4 mm, com 8-pinos. É também o primeiro no mundo a combinar todas estas características com uma corrente de 1,5A em pico de fase para gerar uma sinusoidal de 180 graus necessária para alimentar uma grande variedade de aplicações em motores CC trifásicos sem escovas e ventiladores. Este tipo de integração reduz os custos e a área em placa de circuito, enquanto o elevado desempenho de corrente sinusoidal garante maior eficiência, ruído acústico reduzido e menor vibração mecânica para uma operação mais silenciosa. Adicionalmente, o MCP8063 inclui uma série de funções de segurança tal como desactivação térmica, limitação de sobrecorrente e chave de protecção.
 
Quem trabalha com uma vasta gama de aplicações de motores em mercados como a indústria automóvel, tecnologias de informação, indústria e electrodomésticos, sabe como são cada vez maiores as exigências regulatórias e normas de protecção ao consumidor, exigindo reduções contínuas de custo, dimensão, ruído e consumo, com melhor desempenho e maior segurança. As funções integradas do driver de motor MCP8063 resolvem eficientemente estes problemas, ao mesmo tempo garantindo uma gama de temperaturas operacionais que vai de -40 até +125-graus Celsius. Adicionalmente, este sistema suporta aplicações de motores BLDC sem sensores, eliminando o custo e espaço em placa de um sensor Hall.
 
Este compacto dispositivo MCP8063 é um driver de motor de alta performance capaz de gerar correntes elevadas e funcionar numa vasta gama de temperaturas, garantindo assim uma solução integrada num único chip para uma grande variedade de aplicações trifásicas, para motores CC sem escovas, a preços atractivos.
 
O driver de motor MCP8063 funciona em modo autónomo ou em conjunto com o vasto portfólio de microcontroladores PIC e controladores digitais de sinal dsPIC da Microchip. Isso permite uma elevada flexibilidade em todo o tipo de aplicações, desde o simples controlo de tensão até ao controlo de velocidade de motores em malha-fechada usando algoritmos de alta performance, tal como drivers sinusoidais sem sensores. Para permitir o desenvolvimento com este novo driver de motor MCP8063, a Microchip anunciou igualmente o kit de demonstração de sistemas de ventilação MCP8063 12V 3-Phase BLDC Sensorless Fan Controller Demo Kit (ADM00575), disponível desde já. Esta ferramenta vem com uma interface gráfica (GUI) de configuração extremamente amigável. A Microchip suporta igualmente os seus portfólios de controlo de motores e drivers com uma gama completa de soluções de desenvolvimento, incluindo firmware, algoritmos, notas de aplicação, placas de avaliação e projectos de referência.
 
  > Mais informações no website da Microchip
 
  > Visitar o Motor Control and Drive Design Centre da Microchip