A element14 acaba de anunciar o lançamento da nova plataforma de desenvolvimento Texas Instruments MSP430 ULP (ultra low power) FRAM LaunchPad, combinando memória FRAM (Ferroelectric Random Access Memory) embebida e uma arquitectura de sistema com consumos extremamente reduzidos. Esta nova opção na família LaunchPad da TI, com a referência MSP-EXP430FR5969, vem oferecer um módulo de avaliação simples de utilizar para o microcontrolador MSP4305969, permitindo reduzir consumos e dimensão das aplicações, abrindo mesmo caminho para novas aplicações totalmente independentes de baterias.

A memória não-volátil Embedded FRAM é reconhecida pela sua elevada robustez e elevadas velocidades de escrita, juntamente com consumos extremamente reduzidos, tornando o processador MSP430 adequado para uma enorme variedade de aplicações em medidores, electrónica em dispositivos “wearable”, electrónica de consumo, e obviamente aplicações IoT (Internet das Coisas) e industriais, bem como sensores remotos, automação residencial e gestão de energia em edifícios.

Disponível neste kit de desenvolvimento está a nova tecnologia EnergyTrace++ da TI, o primeiro sistema de depuração do mundo que permite aos programadores analisar os consumos em tempo real a resoluções de 5nA para cada periférico. Com esta capacidade, torna-se possível implementar sistemas capazes de controlar rigorosamente a gestão dos consumos de acordo com diferentes cenários de sistema e estado, optimizando o software de forma a resultar um produto com os consumos mais baixos possíveis, ao ponto de ser possível implementar formas de utilização de microgeração de energia, tornando estas aplicações autónomas.

Este novo kit de desenvolvimento LaunchPad de 20 pinos com MCU MSP430FR5969 a 16-bit suporta memória FRAM de 64KB e 2KB de SRAM com uma arquitectura RISC e até 8 MHz de acesso FRAM com uma velocidade de relógio de sistema de 16MHz. A plataforma inclui cinco blocos temporizadores, 16 canais de conversão ADC a 12-bit com 16 comparadores, para além de funções digitais AES256, CRC, DMA e HW MPY32.

Este kit de desenvolvimento vem com tudo o que é necessário para se começar a trabalhar em novos projectos, incluindo emulação eZ-FET integrada para programação, depuração e medição de consumos, tendo a placa um conjunto de teclas e indicadores LED para rápida integração e interface, assim como um condensador SuperCap de forma a suportar aplicações sem fonte de alimentação externa.

A nova plataforma Texas Instruments MSP-EXP430FR5969 está agora disponível através da Farnell element14 e existe documentação disponível online assim como indicação de todos os acessórios compatíveis, para além de suporte técnico 24/5.

Segundo os responsáveis da Farnell element14, “este kit de desenvolvimento é uma expansão bastante importante da família LaunchPad, demonstrando a liderança da TI em sistemas MCU de baixo consumo e elevado desempenho. Estamos certos que todos os utilizadores vão apreciar as enormes capacidades de escrita e leitura destes MCUs com memória FRAM e a capacidade de simplificar o desenvolvimento de código, tornando extremamente simples criar novas aplicações que exigem um enorme controlo sobre os consumos, com opções flexíveis de memória  e integração analógica inteligente”.
 
  > Visitar a página da Farnell element14 para mais informações