A Texas Instruments lançou recentemente o primeiro kit de desenvolvimento para aplicações hápticas sem fios. Como o termo percepção háptica define a ciência de contacto táctil por analogia à audição e à visão, poderá parecer estranho que existam aplicações “de contacto” sem fios. Mas a verdade é que são cada vez mais comuns, como qualquer um de nós pode constatar diariamente com os nossos smartphones, quando uma aplicação nos alerta para uma actualização fazendo vibrar remotamente o dispositivo que temos no bolso, por exemplo. Mas isso é apenas o início. Futuramente prevê-se que as nossas acções nos ecrãs tácteis, por exemplo, sejam confirmadas precisamente através de retorno háptico, oferecendo resistência a determinados movimentos, por exemplo.

O novo kit consiste numa pequena placa de circuito impresso de formato quadrado com faces de 32 mm, contendo um chip driver háptico DRV2605 que controla um motor ERM (Eccentric Rotating Mass) e um Actuador Ressonante Linear (LRA) para produzir vibrações. O DRV2605 possui uma biblioteca integrada com mais de 100 efeitos licenciados à Immersion Corp. Estes efeitos podem igualmente ser associados a alertas visuais, gerados por um círculo de LEDs. A placa permite assim acelerar os processos de desenvolvimento com estas funções, durante a fase de desenho e no teste de efeitos hápticos, tipicamente para aplicações que incluem relógios inteligentes, sensores de actividade física e de saúde e todo o tipo de dispositivos de usar (wearables), equipamentos médicos portáteis, sistemas de interface homem-máquina (HMI), ecrãs tácteis ou qualquer aplicação que beneficia de retorno táctil.

As comunicações com a placa são processadas através de um microcontrolador CC2541 SimpleLink Bluetooth com tecnologia de baixo consumo (low energy) que comunica sem fios directamente com uma app iOS gratuita para iPhone ou iPad. Esta app permite igualmente experimentar uma colecção predefinida de formas de onda, criar novas sequências de forma de onda e atribuir formas de onda a notificações geradas pela app. A app serve também para configurar rapidamente o sistema de parâmetros do registo interno do chip DRV2605, tal como seleccionar entre o actuador ERM ou LRA, configurar tensões e correr rotinas de auto-calibração, enviar directamente comandos I2C, assim como programar a placa para responder a triggers GPIO.

Segundo a Texas Instruments, este kit háptico Bluetooth representa uma enorme evolução na indústria, permitindo introduzir resposta e interacção táctil em projectos de electrónica miniaturizada e sistemas de muito baixo consumo. O projecto de referência já disponível – Haptic Feedback with Bluetooth Low Energy and iOS App Reference Design (TIDA-00266) – inclui esquemáticos e ficheiros de layout, resultados de testes, exemplos de código e documentação completa, assim como um ficheiro CAD para um dispositivo tipo pulseira.

Este Kit Háptico Bluetooth da TI complementa o portfólio de soluções da marca, onde se inclui o Kit de Avaliação Háptico para Sensibilidade ao Toque Capacitiva (DRV2605EVM-CT) e o HapTouch BoosterPack (BOOSTXL-HAPTOUCH).
O Kit Háptico Bluetooth (DRV2605EVM-CT) custa 99 dólares e já está disponível, assim como a app iOS que pode ser descarregada na Apple App Store.
 
  > Mais informação sobre interacção de percepção háptica
 
  > Mais informação e encomendar o Kit Háptico Bluetooth Kit