A história pioneira de uma grande empresas norte-americana chamada Hewlett-Packard está cheia de detalhes curiosos sobre o facto de os seus líderes que herdaram a tradição de “Bill” Hewlett e Dave Packard nunca terem conseguido aceitar bem o facto de a empresa ter nascido justamente na área da instrumentação e teste e medida.

Por isso, assim que o negócio principal da HP passou a ser a informática e nomeadamente as impressoras, a divisão de instrumentação foi separada na Agilent Technologies, em 1999, poucos anos antes da catastrófica fusão com a Compaq, em 2002. Mas agora é a própria Agilent que, entretanto se tornou numa empresa sobretudo de semicondutores, a anunciar a separação definitiva do seu negócio de teste e medida numa empresa separada, denominada Keysight Technologies e cujo nome e logo foram finalmente revelados ao mundo.
 
Esta etapa foi confirmada em Setembro de 2013 pela Agilent Technologies, quando os seus responsáveis actuais anunciaram os planos de separação em duas empresas, alienando o seu negócio de teste e medida. A nova empresa, que agora sabemos finalmente se chama Keysight Technologies, começou a funcionar oficialmente como subsidiária – para já totalmente detida pela Agilent – no dia 1 de Agosto de 2014. Está previsto que a separação total das duas empresas seja concluída em Novembro de 2014, onde o mais provável é que entretanto a Keysight venha a conhecer um novo dono.

A Keysight Technologies é assim a nova marca de instrumentação electrónica da Agilent Technologies, sendo notável que, apesar de toda a gente se tentar ver livre deste negócio, a Keysight continua a ser o líder de mercado nos seus principais segmentos de negócio que são a indústria de comunicações, aeroespacial, defesa e indústria. A Agilent fica basicamente com o negócio de semiconductores e a Keysight com tudo o resto.

Ron Nersesian, que assume como presidente e CEO da nova Keysight afirma: “Neste momento em que lançamos a nova empresa, temos consciência da nossa rica herança como parte da Agilent e, antes disso, da Hewlett-Packard. Temos também consciência das nossas responsabilidades e compromissos para com os nossos accionistas, clientes e empregados. Estamos confiantes nas oportunidades que se avizinham e que nos irão permitir focarmo-nos exclusivamente na medição electrónica e demonstrar as nossas tecnologias de vanguarda, tal como os nossos clientes esperam de nós”.
 
A Keysight Technologies está actualmente a apostar em áreas de negócio crescentes, tal como sistemas de teste e medida para sistemas de comunicação wireless, criando a própria marca novas soluções sem fios e equipamentos modulares, para além de soluções de software. A Keysight irá continuar igualmente a expandir a sua oferta na área de soluções de desenvolvimento e ferramentas para a indústria, instalação e operação de equipamentos electrónicos.
 
  > Conhecer a nova Keysight Technologies