Para reforçar a sua aposta em aplicações Internet das Coisas – ou Coisas Ligadas à Internet – a Intel acaba de anunciar o seu novo módulo XMM 6255, uma solução de comunicação 3G completa que permite implementar facilmente ligações de dados a sistemas em cloud através de redes móveis.

A Intel começou por divulgar o seu novo módulo de modem XMM 6255 no seu blog oficial, tendo entretanto sido feita uma comunicação oficial com todos os detalhes a confirmar o lançamento comercial desta solução de comunicação sem fios para dispositivos IoT. A Intel justifica a aposta neste modem miniatura de baixo custo com o potencial de aplicações para muitos milhões de dispositivos conectados que podem vir a surgir nos próximos anos e onde as necessidades de comunicação beneficiam da disponibilidade generalizada de redes 3G – embora fosse bom saber o que os operadores das redes móveis de comunicações pensam disso...

O novo modem Intel XMM 6255 incorpora o transceptor RF Intel SMARTI UE2p emparelhado com um amplificador 3G que permite atingir cadências de dados até 7.2 Mbps em descarga e velocidades de upload até 5.6 Mbps. Além disso, o XMM 6255 vem numa placa de 3 cm2 que a Intel garante que é a mais compacta do género existente no mercado, sendo suficientemente pequena para equipar dispositivos IoT, desde sistemas de monitorização remota até sistemas de publicidade digital, por exemplo.

A tecnologia integrada no módulo XMM 6255 combina a transmissão e recepção do dispositivo SMARTI UE2p com um amplificador e gestão de corrente, tudo no mesmo chip. Dessa forma, torna-se possível reduzir bastante os custos de produção industrial e garantir a eficiência dos dispositivos IoT, nomeadamente com protecções contra sobreaquecimento, picos de corrente e factores ambientais difíceis, extremamente importantes em sistemas remotos que se querem fiáveis.

Segundo a Intel explica entretanto no seu comunicado oficial, embora as redes WiFi e o protocolo Bluetooth Low Energy proporcionem larguras de banda e cobertura adequadas a aplicações IOT domésticas, o modem XMM 6255 tem uma arquitectura de radiofrequência que permite potenciar aplicações no exterior em múltiplos ambientes. O seu desenho assegura que a solução é capaz de funcionar mesmo quando a cobertura das redes não é a melhor, tal como em parques de estacionamento ou caves, tendo uma antena 3G integrada que permite mesmo pensar em aplicações em dispositivos portáteis e sensores.

A Intel confirma que o modem XMM 6255 já foi integrado nos módulos 3G da série SARA-U2 da U-blox e outras parcerias deverão ser divulgadas nos próximos meses. A Intel acredita que a multiplicação de dispositivos conectados à Internet irá gerar um mercado de muitos milhares de milhões, uma vez que todos vão precisar de capacidades de computação que ainda há pouco tempo associávamos a computadores que apenas usávamos nos escritórios e todos com capacidades de comunicação.
 
  > Ver mais informações no website da Intel