A Imagination Technologies anunciou recentemente que iria lançar uma nova placa de desenvolvimento MIPS denominada MIPS Creator CI20, orientada especialmente para entusiastas e estudantes que trabalham com projectos open source. A placa distingue-se por suportar Linux (a empresa confirmou o Debian 7 mas também já existe suporte Gentoo, Yocto, Arch e outras distribuições) e eventualmente também irá correr Android 4.4 KitKat. O sistema operativo desta placa arranca directamente da memória flash ou de um cartão SD.

As especificações hardware principais da placa incluem a utilização de um sistema SoC Ingenic JZ4780 com processor MIPS32 de duplo núcleo a 1.2GHz, GPU PowerVR SGX540 com suporte OpenGL ES 2.0 e suporte hardware para múltiplos codecs de vídeo, com 8GB de Flash e 1GB de memória DDR3. A MIPS Creator CI20 mede apenas 90,2 mm x 95,3 mm e a arquitectura Ingenic XBurst integra conjuntos de instruções SIMD e FPU, com suporte de duplo floating point e formatos compatíveis IEEE 754.

O sistema SoC Ingenic JZ4780 é usado aliás em montes de “tablets” chineses daqueles que servem para pouco mais do que exibir preços nos supermercados e mostrar a conta das mesas dos restaurantes, mas pelo menos é bastante económico. A placa MIPS Creator CI20 vem já com suporte de vídeo 1080p e áudio AC97 através de um conector HDMI, tem um interface para câmara com controlador ITU645, para além de suporte Ethernet 10/100, Wi-Fi 802.11 b/g/n e Bluetooth 4.0, tendo 2 portas USB (EHCI e OTG), conector ETAG de 14 pinos e 2 interfaces UART mais GPIO, SPI, I2C, ADC e terminais de expansão. A alimentação é de 5V, garantida por uma fonte de alimentação externa.

Com este simples anúncio, a curiosidade de muita gente foi despertada também porque a Imagination Technologies anunciou que iria oferecer 1000 placas Creator CI20 grátis a quem se registasse no seu blog, bastando descrever o projecto que se propunham desenvolver com esta placa de desenvolvimento MIPS.

O resultado superou todas as expectativas e a empresa já teve que suspender a iniciativa, prometendo dar resposta a todos os pedidos submetidos e voltar ao contacto mais tarde quando tivessem uma produção garantida para responder à procura.
A Imagination promete assim que a placa MIPS Creator CI20 será mesmo uma realidade comercial, à disposição de toda a comunidade open source e também de muitas empresas que entraram em contacto, interessadas em desenvolver aplicações.

E a Imagination diz já que o projecto da MIPS Creator CI20 será apenas o primeiro de mais coisas que têm previstas, com o objectivo de aumentar a utilização de CPUs MIPS no desenvolvimento de aplicações com base Linux e Android. A Imagination confirma aliás que recebeu manifestações de interesse por parte de universidades para o fornecimento de muitas centenas destas placas. A MIPS Creator CI20 irá permitir dar igualmente suporte aos projectos de software da fundação open-source prpl (lê-se “purple”) que está a mobilizar a comunidade Linux para a arquitectura MIPS.

Para já, a Imagine está a divulgar a documentação e o software numa página dedicada da eLinux.org onde existe também uma página para a comunidade de desenvolvimento. Essa página pode ser acedida aqui.
 
  > Ver mais informações no blog da Imagination