O novo dispositivo miniaturizado ISP130301 da empresa francesa Insight SiP, mede apenas 8 x 11 x 1.2 mm e foi apresentado ao mercado como uma solução completa para desenvolvimento Bluetooth Smart que elimina a necessidade de dominar a área de RF, constituindo uma solução pronta a usar.
 
Baseado no premiado sistema SoC (System-on-Chip) nRF51822 da norueguesa Nordic Semiconductor, o ISP130301 foi implementado pelos especialistas da Insight SiP de forma a responder a necessidades existentes no mercado para uma solução pronta a usar que não exija mais nada senão uma fonte de alimentação integrada capaz de fornecer de 2,1 a 3,6V e sensores (quando aplicável), podendo simplesmente funcionar continuamente durante anos com uma pilha tipo relógio.
 
O novo sistema é elogiado pela própria Nordic – especialista em soluções de baixo consumo – pelo facto de ser uma solução Bluetooth Smart que elimina a necessidade de experiência em engenharia de radiofrequência, oferecendo um módulo ideal para integrar em dispositivos portáteis, tal como tablets e smartphones, onde o espaço é cada vez mais limitado. A solução da Insight SiP pode igualmente servir para implementar novos acessórios de computador, sistemas de monitorização de saúde e actividade física que se usam no corpo, assim como chaves de acesso activáveis por proximidade.
 
O módulo Insight SiP ISP130301 é fornecido num encapsulamento QFN e, para além do SoC nRF51822 da Nordic inclui um microprocessador ARM Cortex M0 a 32-bit, 256 kB de memória Flash e uma suite completa de periféricos analógicos e digitais – incluindo 2-wire, ADC, AES, GPIO, PWM, Relógio em Tempo Real (RTC), RNG, SPI, Sensor de Temperatura e UART – um conversor DC-DC, antena RF integrada, osciladores de quartzo de alta estabilidade a 16 MHz e 32 kHz, mais um circuito RF correspondente e componentes passivos.
 
O módulo Insight SiP ISP130301 tem actualmente certificação pendente FCC e CE EMC, sendo certificado Bluetooth SIG para a especificação Bluetooth v4.1 mais recente e pode ser configurado em modo master ou escravo. O consumo está optimizado para operação de muito baixo consumo, com um desempenho típico de 10,5 mA em modo de transmissão, 12,6 mA para recepção, 2.3 µA em modo de standby e 0.5 µA em modo dormente.
 
O ISP130301 suporta todas as ferramentas de desenvolvimento compatíveis nRF51 Series e software da Nordic Semiconductor (todas disponíveis no website da Nordic), incluindo o kit de avaliação nRFgo (nRF51822 EK); o kit de desenvolvimento nRFgo (nRF51822 DK); e o kit de avaliação ARM mbed para o SoC nRF51822 (nRF51822-mKIT). A própria Insight SiP também desenvolveu o seu próprio kit de desenvolvimento incluindo uma demonstração com sensores e aplicação para smartphones (ISP130301-DK1) disponível separadamente.
 
Segundo explica Philippe Genin, BLE Product Line Manager da Insight SiP, “o nosso módulo foi desenhado para eliminar os problemas de dimensão que cada vez são um problema maior no desenvolvimento de novos acessórios Bluetooth Smart. Esta solução minimiza igualmente os riscos de engenharia e comerciais dessas soluções, permitindo que o módulo possa mais tarde ser substituído se o produto tiver sucesso e entrar em produção de grande volume. É uma proposta com a qual se ganha sempre”.
 
Por seu lado, Geir Langeland, Director de Marketing da Nordic Semiconductor explica-nos que, “a chegada da tecnologia Bluetooth Smart originou uma verdadeira explosão no desenvolvimento de acessórios e apps para smartphones, tablets e computadores. O desafio é que existem muitas pessoas e empresas envolvidas neste processo que não têm necessariamente os conhecimentos e experiência em electrónica tradicional e sistemas RF. Módulos como este permitem-lhes trazer um produto para o mercado de forma mais rápida sem as complicações de desenvolvimento”.
 
  > Saber mais informações sobre o módulo Insight SiP ISP130301 no site da marca