A Lattice Semiconductor anunciou recentemente a evolução da sua gama de FPGAs ICE40 para a nova geração Ultra. Embora a gama ICE40 esteja no mercado há cerca de dois anos, a nova gama Ultra da Lattice oferece uma maior escolha de dispositivos com funcionalidades melhoradas, ainda mais compactos e com menor consumo.

A nova família iCE40 Ultra da Lattice integra agora drivers LED, quatro multiplicadores 16 x 16 e blocos acumuladores de 32-bit, interfaces série e toda uma série de inovações numa integração de tipo ASSP que reduz os consumos de sistema e melhora a velocidade de implementação para que os programadores se possam dedicar mais aos processos de customização.

Ao nível de especificações, destacam-se ainda os interfaces programáveis I2C e SPI, oscilador de baixo consumo a 10kHz e oscilador de alta performance a 48MHz, PLL programável, até 80 kbits de memória RAM embebida não-volátil, até 3520 LUTs e até 26 E/S para interfaces customizáveis.

Segundo a própria Lattice explica, esta família iCE40 Ultra irá responder ainda melhor a todo o tipo de necessidades de integração com aplicações de controlo remoto por infravermelhos, sistemas de código de barras, interfaces tácteis, verificação de identidade, por exemplo, com amplas capacidades de customização para quem desenha dispositivos móveis de consumo e queira diferenciar os seus produtos.

As FPGAs iCE40 Ultra garantem na verdade um nível de funcionalidades 5x superior, em encapsulamentos 30% mais compactos em relação a sistemas concorrentes. A Lattice conseguiu igualmente reduzir o consumo em cerca de 75%, em relação à anterior geração, respondendo assim às necessidades das novas gerações de sistemas portáteis alimentados por bateria.

Desde a introdução da gama iCE40 em 2012, a Lattice colocou centenas de milhões destes dispositivos no mercado, garantindo assim a muitos fabricantes a capacidade de acelerar o lançamento no mercado de toda uma série de novos modelos de smartphones, tablets, dispositivos portáteis e “wearables”. Segundo explica Darin Billerbeck, CEO e presidente da Lattice Semiconductor, “esta nova família iCE40 Ultra permite aos programadores customizar os seus sistemas à vontade e implementar funções que serão seguramente apreciadas pelos utilizadores, diferenciando os seus produtos no mercado”.

O dispositivo iCE40 Ultra mais pequeno é fornecido num encapsulamento de apenas 1,7 x 2,1 x 0,45 mm ao nível de WLCS (Wafer Level Chip Scale), superando assim facilmente o nível de capacidades, flexibilidade e consumos de tudo o que existia no mercado até aqui. O suporte de software destas plataformas FPGA iCE40 Ultra é fornecido através da ferramenta de software Lattice iCECube2.
 
  > Ver todos os detalhes sobre esta nova família FPGA da Lattice
 
  > Descarregar aqui um documento PDF sobre a gama iCE40 Ultra