A STMicroelectronics acaba de lançar no mercado um novo processador digital de áudio com uma relação sinal/ruído superior a 100 dB e integrando tecnologia de aquisição de sinal HDR (High Dynamic Range) para fontes de alta resolução. O dispositivo é capaz de processar a maior parte dos formatos digitais de áudio 24 bit de alta resolução (DVD-audio e DSD/SACD) até 6.1 e 7.1 canais a uma frequência de amostragem até 192 kHz.

Trata-se de um desenvolvimento importante, uma vez que este novo dispositivo STA311B da STMicroelectronics STA311B é uma solução integrada num único chip que vêm estabelecer um patamar acessível para a indústria implementar soluções de áudio multicanal em alta resolução, para além da vantagem de se encarregar de todas as operações de processamento áudio e controlo, fornecendo capacidades de saída para amplificação PWM FFX (full flexible amplification). Em conjunto com um dispositivo FFX, este chip é assim capaz de garantir amplificação digital de alta qualidade e elevada eficiência. Além disso, o dispositivo é extremamente versátil permitindo suportar entradas nos formatos digitais mais usados, incluído formatos surround 6.1 e 7.1 até 24 bit e 192 kHz. Em aplicações 5.1, por exemplo, os dois canais adicionais podem ser usados para saída de nível de linha ou alimentar a saída de auscultadores.

As saídas FFX do STA311B é ideal para alimentar colunas activas, estações de docagem e leitores de media digital, desde os modelos mais simples e económicos até soluções topo de gama. O chip aceita sinais de áudio à entrada em interfaces I2S, LSB ou MSB com suporte de resoluções 16, 18, 20 e 24 bits. Integra igualmente uma função de remoção de ruídos de explosões ideal para reprodução de qualquer tipo de música, baseada na análise RMS dos sinais à entrada e saída, evitando que qualquer transiente audível ou explosões (pop) possam ser transmitidas ao amplificador e daí danificarem os altifalantes. O controlo do dispositivo é feito através do interface I2C.

Com a indústria áudio claramente a apostar actualmente na alta resolução, uma solução com suporte HDR como esta torna-se essencial para que os fabricantes possam suportar esses novos formatos de dinâmica mais elevada sem preocupações a nível de incremento de custos. O chip STA311B suporta aquisição de sinais com uma dinâmica superior a 130dB, sem necessidade de implementar conversores analógicos para digital (ADC) mais caros. Esta técnica, pela qual a STMicroelectronics tem uma patente pendente, permite ao STA311B processar sons extremamente baixos como simples sussurros ou tão altos como o ruído de um motor de avião, com o mesmo nível de definição e qualidade.

Disponível num encapsulamento VFQFPN compacto de apenas 8,0x8,0x0,9mm, o STA311B combina oito canais de processamento com até 10 filtros biquadráticos independentes, seleccionáveis pelo utilizador, capacidades de mistura das entradas e saídas, compressão de gama dinâmica multibanda, remoção avançada de ruídos, auto-detecção da frequência de amostragem à entrada, análise RMS à entrada e saída (pré e pós-processamento), alimentação FFX Pulse Width Modulation e aquisição HDR, tudo no mesmo dispositivo. Desta forma, os equipamentos de áudio podem ser produzidos a custos reduzidos, sendo possível desenvolver múltiplos produtos com base no mesmo desenho, adaptado para diferentes patamares de preço/desempenho.

Segundo o director-geral da divisão de sistemas analógicos e áudio da STMicroelectronics, Andrea Onetti, explica, “desde que a SGS Microelettronica, uma das empresas do grupo, desenvolveu os primeiros amplificadores de áudio baseados num único chip, em 1968, temos vindo a estabelecer novos padrões de ano para ano e o STA311B vem precisamente redefinir novamente o patamar para a indústria com uma combinação sem precedentes de desempenho e flexibilidade. O STA311B vem permitir que a indústria possa simultaneamente reduzir custos e melhorar dramaticamente a qualidade de áudio”.

Este novo dispositivo da família Sound Terminal da STMicroelectronics é suportado pelo software de desenvolvimento gratuito APWorkbench, através do qual se torna extremamente simples configurar todas as funções através de uma interface gráfica bastante intuitiva.
 
  > Ver mais informações sobre o novo chip STA311B