Longe vai o tempo em que muitos profissionais de design eram obrigados a trabalhar em ambientes Windows por causa da famosa aplicação AutoCAD apenas existir para PC, quando a larga maioria dos profissionais criativos trabalhava em Apple Mac.
Felizmente, a Autodesk entendeu pôr fim a essa limitação e, hoje em dia, não só o AutoCAD está disponível para Mac OS X como existem ainda excelentes ferramentas interactivas CAD/CAM para iPad e todo um ecossistema de aplicações de desenho mecânico e industrial 3D para Mac.

Recentemente, a Autodesk confirmou que a sua aplicação baseada em cloud Autodesk Fusion 360 – que combina o desenho mecânico e industrial 3D com ferramentas de colaboração e simulação de máquinas num mesmo pacote – é a primeira solução do género a poder ser comprada em todo o mundo através da loja online Mac App Store.

Segundo Ron Okamoto,  vice-presidente de Worldwide Developer Relations da Apple, “a Autodesk tem feito um excelente trabalho a adaptar o pacote Fusion 360 completo para a Mac App Store. O Fusion 360 combina design, colaboração e ferramentas de projecto mecânico numa mesma aplicação e agora está disponível com a segurança e simplicidade da Mac App Store.”

“Os métodos fundamentais de desenho e produção estão a passar por uma mudança radical”, afirma Robert “Buzz” Kross, vice-presidente sénior da Autodesk. “Começámos de raiz e co-criámos o Fusion 360 em colaboração com a comunidade de design para reimaginar totalmente os processos de CAD 3D e CAM. A nossa comunidade global adora trabalhar em Mac e agora temos uma porta de acesso ainda mais rápida para o Fusion 360 no Mac”.

A aplicação Fusion 360 está no mercado há cerca de um ano e foi desenhada para responder às necessidades de quem projecta e desenvolve novos produtos. Com o Fusion 360, os designers e os engenheiros podem criar produtos em conjunto em termos de forma e funcionalidade, preparando-os desde logo para entrarem em produção industrial – tudo na mesma ferramenta. Como resultado é possível explorar ideias para protótipos de forma ainda mais rápida.

Ao combinar a possibilidade de toda uma equipa colaborar no mesmo projecto através do Fusion 360, a Autodesk integrou igualmente ferramentas de gestão automatizadas e de partilha para assegurar que todos os modelos, desenhos e informação são automaticamente salvaguardados, que as versões correctas estão actualizadas e que tudo pode ser partilhado de forma segura com outras equipas.

Adicionalmente, a integração em cloud da solução significa que é possível aceder a todos os projectos que estão a decorrer com base no Fusion 360, em qualquer altura e em qualquer lado. Quando usado em combinação com a app gratuita Autodesk A360, o Fusion 360 permite igualmente que os dados de design possam ser acedidos em smartphones e tablets de forma a acompanhar a evolução mesmo sem ter acesso a computadores desktop.

A aplicação Fusion 360 para Mac pode ser descarregada gratuitamente na Mac App Store, sendo que a activação das funções de trabalho custa 299,99 dólares por ano ou 39,99 por mês. Existem licenças próprias para estudantes.
 
  > Ver mais informação sobre o Fusion 360 no site da Autodesk