A empresa britânica FTDI Chip anunciou recentemente uma gama de plataformas de desenvolvimento compatíveis Arduino que permitem portar a sua tecnologia EVE (Embedded Video Engine) para esta popular gama de soluções. A nova série VM800P (onde o P significa PLUS) oferece tudo o que é necessário para implementar interfaces homem-máquina com displays, áudio, sistemas sensíveis ao tacto e até processamento de dados.
 
As unidades podem ser programadas usando o ambiente de desenvolvimento standard Arduino IDE (usando um bootloader compatível Arduino pré-programado). Para além de suportarem várias bibliotecas Arduino, cada VM800P incorpora um circuito integrado controlador gráfico FT800 EVE da FTDI Chip e o seu interface FT232R USB, para além de um microcontrolador ATMega328P a 8-bit, a correr a 16 MHz.
 
Estas soluções integram igualmente um painel LCD sensível ao toque, um driver LED para retroiluminação, um amplificador áudio e um micro-altifalante. A série permite optar entre displays de 3,5, 4,3 e 5 polegadas, os quais têm já molduras envolventes de forma a permitir a sua utilização em ambientes industriais. As unidades VM800P têm também uma porta série USB para carregar firmware e para comunicação, um relógio em tempo real (RTC) suportado por uma bateria para temporização do sistema e um leitor de cartões Micro SD onde podemos inserir o cartão de 4GB fornecido que contém diversas aplicações exemplo.
 
Estas plataformas de interfaces visuais compatíveis Arduino apenas necessitam de alimentação standard 5V que pode ser fornecida por um cabo USB ou directamente de uma fonte de alimentação.
 
Segundo comenta Paul Huang, Display Product Line Manager da FTDI Chip, “o impacto do fenómeno Arduino tem sido enorme. Trata-se de uma plataforma flexível que permite criar implementações inovadoras de forma extremamente simples, razão porque entendemos que seria importante criar uma relação directa com a nossa tecnologia EVE. Com a série VM800P estamos a oferecer ao mercado algo bastante mais importante do que simplesmente mais placas de desenvolvimento. Estas placas oferecem muito mais e constituem subsistemas de display completos baseados em Arduino, com todos os atributos necessários para alguém que queira criar interfaces visuais inovadores – desde os conceitos iniciais até à implementação final. Podem ser utilizados directamente para desenvolvimento ou podem ser utilizados pelas equipas técnicas para integração em produtos, se o preferirem”.
 
A FTDI Chip fornece igualmente mais de 50 exemplos de aplicações EVE para níveis básicos, intermédios e avançados. Estas notas de aplicação incluem exemplos desde simples medidores e teclados, até electrodomésticos e controlo industrial. As placas VM800P têm preços desde 89 dólares e as bibliotecas Arduino, software e a documentação de suporte pode ser descarregada gratuitamente no site da marca.
 
  > Mais informação sobre estes produtos no website da FTDI Chip