A empresa I’M Intelligent Memory, um fabricante de soluções DRAM de Hong Kong, acaba de anunciar a disponibilidade dos primeiros módulos integrados de memória DDR a 8 Gigabit (Gb), duplicando assim efectivamente a quantidade de memória por chip comparativamente a outros sistemas DRAM DDR3 existentes no mercado. Com base nestes novos componentes de 8Gb, a I’M Intelligent Memory acaba de lançar módulos de memória DDR3 em formato UDIMM e SO-DIMM com 16 Gigabytes de capacidade e com capacidade opcional de correcção de erros ECC.

A especificação original da Joint Electron Device Engineering Council (JEDEC), referência JESD79-3, sempre previu uma densidade de 8Gb em dispositivos de memória DDR3. No entanto, a maior parte dos fabricantes de memória DRAM estão à espera de poderem produzir com processos de dupla densidade para poderem suportar estas elevadas capacidades de memória num único chip integrado DRAM. A I’M Intelligent Memory decidiu antes desenvolver um processo próprio para produzir componentes DDR3 de 8Gb num único circuito integrado utilizando as tecnologias existentes com base em processos de 30nm.

Os componentes de 8Gb da I’M são 100% compatíveis com o padrão JEDEC a nível de pinos, temporização e endereçamento de linhas, colunas e bancos, oferecendo assim uma capacidade de actualização directa das capacidades de memória DDR3 em dispositivos existentes. Ou seja, estes dispositivos permitem atingir novos patamares de capacidade de memória com as actuais placas e slots de memória.

Para já, as novas memórias podem ser encomendadas em diferentes tipos de encapsulamento FBGA, nomeadamente com versões DDR3L (low-voltage - 1,35V), a partir dos quais a indústria poderá colocar rapidamente no mercado módulos de memória com maior capacidade sem qualquer compromisso a nível de especificações operacionais. Baseados nos seus próprios dispositivos de 8Gb, a própria I’M lançou já módulos DDR3 de 16GB de capacidade em versão DIMM de 240 pinos e SO-DIMM de 204 pinos. Estes novos módulos de memória de alta capacidade estão disponíveis opcionalmente com correcção de erros ECC. Segundo a I’M descreve, estes componentes de 8Gb para integração OEM e os próprios módulos de 16GB da marca estão certificados em termos de compatibilidade com processadores e microcontroladores da AMD, Cavi-um, Freescale, Tilera e muitos outros.

A Intel suporta actualmente componentes de 8Gb e módulos de 16GB de capacidade apenas nas suas séries de processadores Atom C2000 (nome de código Avoton) e Atom E3800 (Baytrail-I). É necessário actualizar as versões da BIOS destas plataformas para usar as novas memórias. Para a maior parte dos processadores Intel usados em PC’s de secretária ou portáteis, assim como em servidores, a Intel ainda não suporta estas memórias de alta capacidade. De acordo com a Intel, esse suporte não está nos seus planos a não ser que se verifique um crescimento da procura no mercado.

De acordo com a convicção dos responsáveis da Intelligent Memory, empresas como a HP, Lenovo, Apple, Dell e muitos outros vão seguramente pressionar a Intel para suportar estas memórias em futuras actualizações BIOS e MRC (Memory Reference Code) tendo em conta os enormes benefícios imediatos para os utilizadores. A ASUS, por exemplo, confirmou já que tornou possível actualizar algumas das suas motherboards com até 8 módulos IM DDR de 16GB, atingindo assim uma capacidade de 128GB de RAM, bastando para tal descarregar a sua própria actualização BIOS/MRC. As placas ASUS X79 com CPUs de encaixe Intel LGA-2011 e processadores Sandybridge E ou Ivybridge E suportam estas actualizações BIOS e MRC, o que demonstra que não será difícil que a Intel possa generalizar este suporte expandido de memória em sistemas recentes.

Existem vários outros fabricantes de motherboards, tal como a ASRock, Supermicro, AIC e Portwell, entre outros, que já verificaram e aprovaram módulos de memória IM DD3 de 16GB para as suas plataformas baseadas em processadores AMD, Tilera e o  Intel C2000 “Avoton”, entre outros processadores. A empresa alemã Rausch Netzwerktechnik anunciou mesmo um programa de actualização de memória do seu sistema Tormenta Megacore Blade, baseado em Intel “Avoton” para suportar até 12.800 GB de RAM com base nestes novos módulos de 16GB da I’M e a própria Intelligent Memory acredita que estes módulos de memória se irão rapidamente generalizar em aplicações industriais e aplicações de redes e telecomunicações, onde as capacidades de memória expandidas representam benefícios imediatos.
 
  > Ver mais informações, especificações e encomendar amostras no site da I’M