As actuais soluções de impressão 3D podem ser extremamente interessantes quando queremos construir partes de protótipos e objectos funcionais, mas podem ser caras e pouco ecológicas quando apenas queremos visualizar objectos tridimensionais.
 
Foi por isso que a empresa Cricut desenvolveu o seu sistema electrónico de corte que permite imprimir objectos tridimensionais montáveis de forma fácil e económica, especialmente quando associados a software apropriado. A ideia é tão brilhante que a Autodesk decidiu associar-se à Cricut para trazer mais e melhores ferramentas deste tipo para o mercado. Basta olharem para a imagem que ilustra esta notícia e conseguem perceber rapidamente o conceito de “fatiar” objectos 3D para criar estruturas de montar.
 
Sendo a empresa líder mundial no mercado de modelação e animação 3D em computador, a Autodesk percebeu de imediato o potencial da tecnologia da Cricut e associou as suas aplicações grátis Autodesk 123D à nova impressora de corte Cricut Explore que custa aproximadamente 300 euros. A combinação entre as ferramentas das duas empresas permite assim criar objectos tridimensionais para visualização a uma fracção do custo e tempo exigido pelas impressoras 3D de injecção de plástico e outros materiais.
 
A Cricut não é uma empresa nova, estando no mercado há mais de 50 anos a vender ferramentas electrónicas de corte, complementadas aliás por ferramentas de software próprias tal como o programa de desenho Cricut Design Space. Agora, em associação à Autodesk, cujos recursos lhe permitem nomeadamente “oferecer” ferramentas de software grátis, estas soluções podem passar a ser conhecidas por um mercado alargado e todo o processo se torna ainda menos complexo.
 
Aliás as duas empresas decidiram mesmo associar-se para promover um desafio criativo em que serão oferecidos projectos 3D que normalmente são vendidos online entre 1,99 e 3,99 dólares. Nestas iniciativas, os utilizadores são convidados a explorar as capacidades do software Autodesk 123D de “fatiar” os modelos tridimensionais, permitindo assim que estes possam ser transformados em perfis de corte que, depois de montados, permitem obter objectos com massa tridimensional.
 
Através da máquina de corte Cricut Explore qualquer designer, criativo e modelador consegue explorar mais de 50 materiais diferentes compatíveis com esta impressora, desde papel a folheado de madeira ou folha de alumínio. Tal como os responsáveis das duas empresas afirmam, “com esta tecnologia torna-se possível criar projectos 3D de forma acessível a entusiastas e às suas famílias”, ao mesmo tempo que “criar um modelo 3D se torna algo simultaneamente divertido e económico” para ser atraente a todos.
 
A impressora Cricut Explore pode ser comprada já em múltiplos retalhistas online.
 
  > Visitar o website da empresa Circut
 
  > Mais informações sobre o software grátis da Autodesk