O mundo da electrónica tem estado a alterar-se profundamente, assistindo-se a uma forte consolidação de mercado, com os grandes fabricantes a comprarem pequenas marcas mais especializadas. Mas existem aquisições que provocam um profundo impacto no mercado e a confirmação de que a norte-americana Cirrus Logic concretizou a aquisição da Wolfson Microelectronics é seguramente uma delas.

A empresa de Austin, Texas, diz que a aquisição da empresa escocesa irá reforçar a sua liderança no mercado dos circuitos integrados (ICs) de áudio e software para aplicações móveis e portáteis, acrescentando sobretudo novas categorias onde a Cirrus estava ausente, tal como a do mercado crescente dos microfones MEMS e outras soluções onde a Wolfson é um dos líderes de mercado.

A Cirrus Logic diz que esta aquisição irá assim reforçar a sua liderança no mercado, diferenciando fortemente a sua oferta global em soluções de processamento de sinais, abrangendo agora circuitos integrados e software para aplicações áudio – um dos mercados que vem registando um forte crescimento graças aos dispositivos móveis, tal como smartphones, tablets, auscultadores e colunas sem fio.

“Esta aquisição reforça o negócio base da Cirrus Logic como líder em componentes para processamento de sinais áudio, melhorando a nossa capacidade de diferenciar os nossos produtos com software e acrescenta novas categorias, tal como microfones MEMS ao nosso portfólio. A Wolfson tem uma história notável em termos de inovação em áudio, um vasto catálogo de produtos e uma base de clientes de primeira classe”, explica Jason Rhode, presidente e CEO da Cirrus Logic.

A estratégia desta aquisição foi anunciada originalmente em Abril de 2014, quando a Cirrus Logic fez uma oferta de aquisição da Wolfson, pagando £2,35 por acção em cash, o que valorizava a empresa em 278 milhões de libras esterlinas, ou aproximadamente 476 milhões de dólares. Na altura, a direcção da Wolfson recebeu positivamente a oferta, classificando-a de atractiva para os seus accionistas e reconhecendo a Wolfson como líder em sistemas áudio de alto desempenho e microfones MEMS para o mercado de electrónica de consumo, permitindo assim “criar uma poderosa plataforma de crescimento futuro, muito para além do potencial existente”.

A Cirrus Logic já desenvolvia circuitos integrados de alta precisão para sinais analógicos e mistos, para uma vasta gama de aplicações, incluindo áudio e energia. A Wolfson Microelectronics por seu lado tem os seus componentes semicondutores e soluções de áudio directamente relacionadas com alguns dos melhores equipamentos de alta fidelidade, smartphones, tablets, leitores de música, televisores, câmaras digitais e consolas de jogos.

A sede da Wolfson é em Edinburgo, tendo centros de desenvolvimento, escritórios de representação e equipas de suporte técnico por toda a Europa, Estados Unidos, Austrália e Ásia. A Wolfson Microelectronics irá agora permanecer como uma subsidiária da Cirrus Logic, esperando-se que os produtos de marca Wolfson mantenham as suas actuais designações e referências. A Cirrus já está a integrar toda a informação do catálogo da Wolfson directamente no seu website.
 
  > Visitar o website da Cirrus