A nova gama de MCUs 8-bit C8051F97x da Silicon Labs foi especialmente desenhada para potenciar sistemas de interface homem-máquina que usam superfícies capacitivas, proporcionando maior autonomia de bateria e melhor desempenho em múltiplos tipos de aplicação em equipamentos portáteis, IoT e electrodomésticos.

O foco da Silicon Labs nesta nova gama de MCUs foi efectivamente o de disponibilizar os sistemas de controlo capacitivos mais eficientes em termos energéticos para aplicações de interface homem-máquina. A nova gama MCU C8051F97x combina a reconhecida tecnologia de baixo consumo da Silicon Labs com elevada rapidez e precisão para aplicações tácteis capacitivas tal como dispositivos IoT, automação doméstica e de edifícios, electrónica de consumo e aplicações industriais. Os MCUs F97x destinam-se essencialmente a soluções alimentadas por bateria com interfaces tácteis, tal como em todo o tipo de dispositivos industriais portáteis, brinquedos, máquinas de jogos e controlos remotos, assim como painéis de controlo para electrodomésticos como máquinas de lavar, fogões , etc.

“Os interfaces tácteis para os nossos sistemas HVAC, de iluminação e segurança exigem cada vez mais soluções de controlo rápidas e precisas com um complexo sistema de gestão, tudo dentro de orçamentos cada vez mais reduzidos. A gama de MCUs F97x da Silicon Labs oferece precisamente a solução com a maior eficiência energética sem qualquer compromisso a nível de desempenho e funcional”, explica John Calagaz, CTO da CentraLite Systems uma das empresas que foi beta-tester destes novos dispositivos.
 
Os MCUs Silicon Labs F97x têm os consumos de corrente mais reduzidos em modo activo, suspenso e em estado dormente, permitindo prolongar a duração da bateria muito para além de qualquer outra solução integrada de sensores capacitivos a 8-bit existente. Com uma corrente em modo activo de 200 µA/MHz, os MCUs F97x oferecem a combinação ideal de baixo consumo e desempenho. Estes MCU permitem ter uma passagem de modo suspenso a modo activo em apenas dois microssegundos, minimizando igualmente o consumo de energia nesta transição. Além disso, os MCUs F97x permitem os mais baixos consumos na sua classe em modo dormente com correntes de 55 nA sem o detector de Brown-out activado e de 280 nA em modo suspenso com um oscilador interno a 16.4 kHz.

Esta gama de MCUs integra tecnologia de controlo capacitivo com capacidade de despertar ao toque a partir de uma corrente de <1 µA, resolução 16-bit e uma gama dinâmica de 100:1 para suportar teclas, sliders, rodas de dados e sensibilidade capacitiva de proximidade para até 43 canais e múltiplos modos de varrimento. Estes MCUs F97x incorporam igualmente a tecnologia de carga temporizada SAR com conversão de capacitância-para-digital (CDC) da Silicon Labs com um tempo de aquisição de apenas 40 microsegundos, sem sacrificar a sensibilidade.

Esta tecnologia de conversão CDC permite igualmente maior imunidade a ruído para um desempenho mais fiável em condições difíceis e com configurações de revestimentos laminados mais espessos, ruído eléctrico ou variações na produção das placas de circuito impresso. Esta implementação CDC avançada em hardware é capaz de medir a capacitância numa vasta gama de materiais, incluindo PCIs, circuitos flexíveis e mesmo películas sobre vidro.

Esta nova gama F97x da Silicon Labs vem expandir a oferta C8051F99x da marca, com soluções de até 43 canais, memória flash de 32 kB, 8 kB RAM, sete canais DMA e uma unidade MAC 16 x 16 em encapsulamentos QFN de apenas 4 mm x 4 mm. Os MCUs F97x integram ainda um núcleo compatível 8051 a 25 MHz, um oscilador de precisão, conversão ADC a 10-bit, sensor de temperatura, referência de tensão e quatro temporizadores / contadores 16-bit de aplicação genérica.

Os MCUs F97x são suportados pela plataforma de desenvolvimento Simplicity Studio que inclui um ambiente integrado IDE baseado em Eclipse, um compilador Keil sem restrições ao nível da dimensão de código, ferramentas de demonstração, aplicações exemplo, bibliotecas e documentação. A ferramenta integrada Capacitive Sense Profiler simplifica bastante a afinação exacta das funções dos sensores tácteis capacitivos e existe já uma biblioteca de firmware completa para acelerar novos projectos.
 
  > Visitar o site da Silicon Labs para mais informações sobre a gama de MCUs C8051F97x