A Atmel anunciou recentemente o lançamento do seu Arduino WiFi Shield 101 que pode ser ligado a qualquer placa Arduino R3 actual para proporcionar conectividade à Internet através de redes Wi-Fi convencionais. Este novo shield para Arduino permite criar ligações seguras de forma eficiente, sendo ideal para aplicações IoT baseadas na plataforma Arduino IoT. A placa de expansão inclui o controlador de redes sem fio WINC 1500 da Atmel, com suporte de redes IEEE 802.11 b/g/n (1x1) até 72 Mbps e com suporte de segurança IEEE 802.11 WEP e WPA2.

Este shield integra igualmente um dispositivo de autenticação Crypto Authentication da Atmel que pode ser usado para chaves de segurança hardware, passwords ou dados secretos. Uma biblioteca Wi-Fi open-source está igualmente disponível para permitir escrever sketches de ligações à Internet usando o shield. O shield liga-se a uma placa Arduino através dos terminais de extensão, assegurando que todos os pinos da placa Arduino permanecem intactos de forma a permitir instalar outros shields em pilha (stack).

Reza Kazerounian, vice-presidente sénior e director geral da divisão de microcontroladores da Atmel confirma que o novo shield foi desenvolvido em colaboração directa com a própria Arduino. Segundo Massimo Banzi, co-fundador e CEO da Arduino, “num mundo cada vez mais interligado, este Arduino Wi-Fi Shield 101 vai ajudar a potenciar ainda mais invenções no mercado IoT. Este novo shield vem expandir o nosso catálogo de extensões Arduino, ligando qualquer placa Arduino moderna de forma a proporcionais ainda mais opções de conectividade a novos projectos, com o benefício de elementos adicionais de segurança.”
 
  > Visitar o wesbite da Atmel para mais informações
 
  > Aceder ao Embedded Design Blog da Atmel
 
  > Facebook
 
  > LinkedIn